OPINIÃO: Quando o homem descer da sua arrogância ao se achar o "topo da criação", vai entender o quanto nossa espécie é invasora deste planeta. Devíamos baixar a cabeça para todos os seres vivos considerando que um único vírus pode provocar uma devastação total para nós.
-----------------------
O faro dos cachorros permite que eles detectem pacientes com Covid-19 eficientemente, aponta o estudo de uma dupla de cientistas americanos publicado no Journal of Osteopathic Medicine. Para os pesquisadores, cães treinados são tão ou mais eficazes quanto os testes atualmente usados para identificar a doença – e, por isso, poderiam ajudar a rastrear indivíduos infectados pelo novo coronavírus em lugares como hospitais, casas de repouso, escolas, universidades, aeroportos ou estádios.
Cachorros têm um olfato que lhes permite detectar uma grande variedade de moléculas em concentrações muito pequenas: é estimado que eles possam identificar uma parte em um quatrilhão (humanos, por sua vez, só conseguem sentir uma parte em 1 bilhão). Por causa disso, esses animais são capazes de perceber doenças pelas propriedades químicas e pelos odores delas. Eles podem, por exemplo, farejar e memorizar os compostos orgânicos voláteis (COVs) que são formados nas células da pele, saliva, suor, lágrimas, muco nasal, urina, sêmen ou fezes dos humanos.
Fonte: Revista Galileu
acredito
ResponderExcluir