OPINIÃO: Um conselheiro idiota daquela instituição não aceitando ser contrariado por motivos outros, resolveu se vingar denunciando as dificuldades da SUIPA que vem tentando manter, a duras penas, a alimentação e pagamento das despesas. Estou publicando para que confiram a INCOERÊNCIA das reportagens pois as IMAGENS não confirmam em nenhum momento, os maus-tratos. Realmente, este tipo de pessoa vingativa deveria ser comida pelos vermes em vida, pois, só eles são capazes de dar conta de tamanha maldade... Ô nojo!!!!! Vejam a sequência das notícias e lembrem que os animais são os únicos prejudicados com este tipo de coisa:
-------------------
G1 teve acesso a documento que cita condições precárias, surto de leishmaniose no abrigo e salários atrasados há 8 meses. Suipa nega maus-tratos, reconhece atraso e reclama de falta de investimento.
2 - MP apura denúncias de maus-tratos a animais na Suipa, no RJ - Matéria da Globo News que mostra mais imagens da entidade.
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio informou, na noite de sexta-feira, que fiscalização estava em andamento. Segundo o presidente, nenhum dos órgãos constatou maus-tratos.
A Suipa – Sociedade União Internacional Protetora dos Animais – recebeu nesta sexta-feira (26) vistorias, após o Ministério Público do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurarem dois processos para apurar possíveis irregularidades no local. "Gostaria de informar que nenhuma das instituições constatou quaisquer indícios de maus-tratos aos animais", declarou o presidente da Suipa, Marcelo
Estiveram na sede da Suipa integrantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio (CRMV-RJ), policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e da Vigiância Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio. Segundo a Polícia Civil, a DPMA realizou vistoria e não constatou maus-tratos aos animais.
O G1 entrou em contato com os órgãos e foi informado que um agente de fiscalização do CRMV-RJ foi até o local fazer vistorias. De acordo com o conselho, a fiscalização estava em andamento até a noite de sexta-feira. A equipe de reportagem também tentou contato com a Vigilância Sanitária, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.
Investigações
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) apuram negligência animal, condições precárias de instalações, e um surto de leishmaniose entre os animais do abrigo. Os salários dos funcionários, segundo as denúnicas, estão atrasados há oito meses.
O G1 também teve acesso à denúncia protocolada no MPRJ e no MPT, que abriram inquéritos para apurar diversas irregularidades que estariam sendo cometidas pela atual gestão da sociedade. São elas:
- Animais sofrendo restrição de acomodação, higiene e cuidados médicos;
- Bichos juntos em pequenos espaços;
- Diminuição na quantidade de alimentação diária dos animais;
- Surto de leishmaniose dentro do abrigo;
- Animais morrendo por causa das condições precárias do local;
- Funcionários com salários atrasados por 8 meses.
O que diz a Suipa
O diretor-presidente da sociedade, Marcelo Marques, reconheceu a incidência de um surto de leishimaniose entre alguns animais do abrigo. Mas, segundo ele, a infecção teria acontecido a partir de um bicho acolhido da rua, que já estava com a doença. “Muitos animais são abandonados aqui e a gente resgata. A probabilidade é do animal ter entrado com leishmaniose, que é uma doença que já está ‘viralizando’ no estado do Rio. É claro que nós íamos ter”, disse.
A atual administração negou que haja qualquer tipo de maus-tratos e restrição alimentar para os animais. Ainda de acordo com o diretor-presidente, houve uma diminuição no número de bichos no local por causa de uma política de controle de reprodução do abrigo, com a castração. Segundo ele, não há registro de animais se matando para disputar comida ou morrendo por desnutrição.
Sobre os salários atrasados, a direção confirma o atraso salarial, mas explica que faz repasse de parte dos valores para os funcionários. Segundo Marques, o pagamento não é integral porque ele precisa optar entre a compra de ração para os animais e o pagamento dos vencimentos.
4 - NOTA A IMPRENSA ENVIADA PELA SMPDA
1) A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais-SMPDA, em virtude do noticiário recente envolvendo possíveis irregularidades na SUIPA, vem a público esclarecer: a antiga SUBEM recebeu as presentes denúncias em dez/2020 e a nova direção da SMPDA realizou, ainda na primeira quinzena de 2021, vistoria técnica na entidade, verificando a inocorrência de maus-tratos na população animal abrigada, bem com confirmou a regularidade da vacinação e demais medidas de manejo;
2) A SMPDA procurou de imediato, intensificar processos de parceria e ajuda à SUIPA, viabilizando a identificação da população animal abrigada, (Programa SIS BICHO), além do envio de medicamentos (pentabiótico veterinário para animais de grande porte), bem como agulhas para nova vacinação dentro do prazo estabelecido pelo RT;
3) Afinal, a fiscalização periódica da Secretaria na entidade tem acompanhado o esforço da direção que assumiu a SUÍPA em 2016, com melhorias gradativas das condições de limpeza, manejo, registrando que a SUÍPA sofre fiscalização periódica e permanente da Vigilância Sanitária, e que casos esporádicos de leishmaniose foram restritos, o que é comum em abrigos, e monitorados pela IVISA.
O MP é muito eficiente para atuar onde não tem dinheiro público, deveria ter feito o mesmo quando o estado detonou as verbas federias construindo hospitais de campanha em pista de aeroporto desativado. Pura palhaçada e uma injustiça contra A Suipa. O estado não faz sua obrigação (TODO ANIMAL É TUTELADO DO ESTADO), e ainda atrapalha quem faz. E a globolixo com seus repórteres de estúdio ficam repetindo as merdas para as quais são pagos. Cada vez mais é insuportável qualquer programação dessa emissora. Não é a primeira vez que fazem, prontamente, esse tipo de matéria sem esperar qualquer apuração. Sabem o que vai ocorrer agora? , mais uma vez a Suipa vai perder sócios que ficam desconfiados(e que não se dão ao trabalho de procurar se informar). Lamentável. O povo não merece tanto desserviço da globolixo.
ResponderExcluir