Um filhote de baleia-jubarte foi resgatado após ficar preso em uma rede de pesca enroscada em um píer no canal de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O caso ocorreu na quarta-feira (23) em uma área de acesso restrito do Terminal Almirante Barroso da Petrobras.
Um vídeo mostra o momento em que identificaram a rede presa ao animal e a saída dele após o resgate.
Segundo o instituto Argonauta, o mamífero estava na área restrita desde segunda-feira (21) à noite, mas até a manhã de quarta-feira não se sabia porque o filhote não deixava o terminal.
"Ficamos tentando entender porque ela não saia do terminal. Ficamos monitorando, junto com uma equipe da Transpetro. A baleia virou e percebemos que ela está com uma rede presa na boca. Aparentemente, essa rede foi presa nesta quarta-feira", explicou Carla Beatriz, bióloga e diretora executiva do Instituto Argonauta.
O resgate do animal aconteceu por volta das 15h30 de quarta, quando uma equipe do Argonauta foi até o local e iniciou o procedimento para retirar o objeto. Segundo Hugo Gallo, presidente do instituto, foi possível tirar apenas uma parte da rede antes que o animal seguisse o caminho em mar aberto.
"A baleia foi embora e só conseguimos tirar um pedaço da rede. Nós prendemos uma boia na rede e tentamos soltar ela, mas a rede estava muito podre. Então, conseguimos tirar apenas uma parte. É muito provável que ela se livre naturalmente do que sobrou. Nós marcamos a cauda dela e vamos continuar monitorando", afirmou Hugo.
Ao G1 a Transpetro ressaltou que tem compromisso com as regiões onde atua, com respeito à segurança, ao meio ambiente e às pessoas no exercício de suas atividades.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário