RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

01 setembro 2021

Associação Mata Ciliar trabalha no resgate de animais atingidos pelo incêndio


OPINIÃO:
mais incêndios e mais animais sendo, literalmente, cozidos vivos. A responsabilidade é antrópica. Seja em razão das mudanças climáticas, desmatamento, queimadas e incêndios por razões diversas. O ser humano é o centro da destruição de tudo que existe, inclusive dele mesmo!
------------------
A queimada da Serra do Japi, uma das maiores que aconteceram em 45 anos, durou longos 8 dias, devastando grande parte da mata entre Cabreúva e Jundiaí, só sendo controlada na madrugada do último sábado, 28 de agosto, após uma forte chuva. Segundo a Defesa Civil, choveu 21 mm dentro de quatro horas na cidade.

Com o fim do fogo, as equipes de brigada continuaram monitorando a área até o dia de ontem para se certificar que não haveriam novos focos.

Na segunda feira, 30 de agosto, foi constatado que mais de 10 milhões 740 mil de metros quadrados foram devastados pelo fogo. Muitos animais foram encontrados mortos, por não conseguirem fugir a tempo, e muitos outros foram socorridos com ferimentos e sinais de desidratação. A Associação da Mata Ciliar montou uma base de apoio para atender os bichos.

Aparentemente uma fêmea de cachorro-do-mato e uma irara foram atropeladas em outra região afetada pelo fogo. Já na terça-feira (24), quatro filhotes órfãos de cachorro-do-mato e dois filhotes de tapiti, também conhecidos como coelho-do-mato, foram encontrados sozinhos e levados para a base.

Investigação

A Prefeitura de Cabreúva afirmou que prepara um relatório para o Ministério Público, afim de encontrar e punir o responsável pelo incêndio, a suspeita é de que um curto-circuito em uma torre de transmissão de energia provocou todo o estrago. Agentes do Meio Ambiente estão fazendo o levantamento desse bioma para saber o que foi atingido e o que foi perdido.

O secretário Maxwell Cavalcante Rodrigues disse que vai ouvir as equipes que atuaram na linha de frente do combate à queimada na Serra, como; bombeiros, Defesa Civil e equipe do helicóptero Águia da Polícia Militar para colher informações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪