OPINIÃO: pontes verdes reduzem significativamente os atropelamentos dos animais silvestres. Embora não seja equivalente às áreas desmatadas para a construção de estradas, é um esforço para salvar vidas que precisa ser multiplicado.
------------------------------------------------------------------
Três passarelas para travessia de animais foram inauguradas nesta quarta-feira (15) na entrada do Parque Linear Ribeirão das Cabras, entre os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas (SP). Uma delas já foi inaugurada por um sagui, flagrado por câmeras instaladas dos dois lados das pontes.
As passagens conectam as florestas por cima de estradas para evitar atropelamento de animais, que existem em grande quantidade na região.
"No passado, as estradas foram construídas sem essa preocupação, então há a ocorrência de muitos atropelamentos de animais principalmente nos corredores ecológicos, próximos a córregos e rios. Então agora a gente precisa correr atrás dessa dívida ambiental para com os nossos animais", disse o secretário do Verde de Campinas, Rogério Menezes.
A meta do programa é implantar, nas 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), cerca de 500 quilômetros de corredores ecológicos, além de plantar 11 hectares de árvores nativas em margens de rios, córregos e interligações de vegetação e florestas.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário