RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

26 junho 2022

Arara faz festa e vai ao encontro de dono sempre que avista carro - SP


OPINIÃO:
As pessoas tem mania de subestimar os animais e suas reações. Imaginem o quanto esta arara se sente bem saber que existe algum humano que ela possa confiar? 
------------
Assim como fazem os cachorros quando seus donos chegam em casa depois de um dia inteiro fora, uma arara em Monte Alto (SP) tem feito festa toda vez que avista o ambientalista Samuel Maria se aproximar de carro do sítio que ela vive.

Esperança foi resgatada vítima de maus-tratos em novembro do ano passado e, há pelo menos 60 dias, criou o hábito de encontrar Samuel no meio do caminho nas vezes que ele vai até o local. "Todas as vezes que chego, ela faz isso. No meio do caminho, ela me vê e vem atrás. Ou sobrevoa o carro ou vai em cima dele", conta o ambientalista.


Segundo Samuel, Esperança voa ao encontro dele assim que o avista e o segue até o sítio em um percurso de três quilômetros (considerando ida e volta). Às vezes, ela sobrevoa o carro, demonstrando felicidade pela chegada do ambientalista. Em outras, ela pousa na janela do motorista, pegando carona de volta até o sítio.
 
"É impressionante a forma que ela vem em cima do carro. Achei uma conexão muito boa e, principalmente, uma recompensa de Deus. Quando você faz algo, no caso dos animais e faço muito, porque amo muito, você tem essa recompensa. Essa confiança que ela passou para mim, aí não tem palavras. É espetacular".


Esperança é da espécie canindé e chegou ao sítio em novembro de 2021, depois que uma empresa informou o ambientalista que o animal estava em um jardim próximo e não conseguia voar. “Era um filhote que, provavelmente, foi oriundo de tráfico de animais, porque ela estava com o pé todo machucado”.
 
A ave foi resgatada, tratada e solta, mas resolveu ficar com Samuel. "Fui pesquisar e vi que araras se sentem muito seguras depois que o ser humano fica próximo a elas. Depois que eu percebi isso, fiquei muito feliz, porque ela escuta a minha voz e vem atrás de mim. Com outras pessoas do sítio ela não vai, mas comigo ela vem".

O sítio onde ela vive com outros animais é categorizado área de preservação ambiental e fica próximo ao corredor ecológico de Monte Alto(SP). O local tem mais de 20 km de extensão e é utilizado para a soltura de animais resgatados na região.

Por ali, já foram registrados filhotes de onça parda, jaguatirica, tamanduá, quati, várias espécies de cobras, de aves, capivara e javali.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪