Um grupo de canoagem contou com uma companhia pouco usual na travessia em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, nesta terça-feira (14). Um pequeno pinguim-de-Magalhães foi visto na Praia de Charitas logo cedo, por volta das 6h.
O registro foi feito pelo atleta Rodrigo Rodrigues e publicado na página Eu Sou de Niterói, no Instagram. “O friozinho tá tão brabo em Niterói, que agora temos até pinguim”, brinca o post.
O biólogo Salvatore Siciliano, da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz, explica que é comum os pinguins aparecerem na Baía de Guanabara nessa época do ano. "Eles vêm da costa da Patagônia para cá no outono e inverno. São deslocamentos erráticos, entram na Baía de Guanabara. Em alguns anos podem chegar a centenas aqui no Sudeste", disse.
Segundo ele, os pinguins queimam muitas calorias nesses deslocamentos e chegam a emagracer. "Deviam pesar de 5 kg a 6 kg, mas chegam aqui às vezes com metade desse peso". A espécie se a alimenta de lulas e pequenos peixes e vive entre 5 e 10 anos.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário