RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

29 outubro 2023

Exortar o Papa Francisco a condenar a tortura dos touros

 

OPINIÃO: Você pode ser alguém que colaborou com o fim das malditas touradas. Participe e divulgue a campanha da PETA para este fim. Durma sabendo que fez a sua parte.... dignifique a sua existência.... CLIQUE AQUI
----------
Enquanto cada vez mais países proíbem as “brigas” de touros – cujo nome é enganoso porque o touro relutante não tem qualquer hipótese de sair vivo – dezenas de milhares de touros continuam a ser atormentados e mortos violentamente nas praças de touros todos os anos. 

Dado que estes espetáculos horríveis são frequentemente realizados em honra de santos católicos ou durante celebrações cristãs sagradas, a Igreja Católica pode – e deve – ajudar a acabar com este abuso de animais, condenando publicamente a tortura com touros em nome da religião.

A Igreja Católica e as 'touradas'
A Igreja já se manifestou contra as touradas: já no século XVI, o Papa Pio V, que já foi canonizado, acreditava que incitar e torturar deliberadamente touros não poderia ser considerado “piedade e caridade cristã”. ” e condenou os acontecimentos como “espetáculos cruéis e vis do diabo e não do homem”. 

Ele emitiu uma bula papal – uma proclamação oficial – em 1567 que proibia a organização e participação em touradas sob pena de excomunhão. Papas posteriores limitaram a proibição aos padres e outros clérigos de assistirem às touradas e impediram que tais eventos ocorressem em feriados religiosos.

No entanto, embora esta bula papal ainda esteja tecnicamente em vigor hoje, o silêncio da Igreja Católica sobre a tortura e matança de touros está a apoiar a extrema crueldade para com os animais em nome dos santos católicos. 

Alguns eventos de tortura com touros são realizados na Páscoa – o dia sagrado mais importante do calendário cristão. Muitas capelas ficam adjacentes às arenas de touradas onde essas “celebrações” acontecem, e os padres católicos romanos costumam servir como capelães oficiais dos toureiros.


A tortura de touros não é cristã
As “touradas” são um espetáculo anticristão e sangrento que envolve infligir dor e trauma intencional e desnecessário às criaturas de Deus. Os touros – inseguros sobre o que está acontecendo e tentando avaliar o que está acontecendo e fugir – são submetidos a uma morte prolongada e agonizante ao serem repetidamente esfaqueados antes de serem mortos por uma espada enfiada no coração ou por uma adaga na medula espinhal. 

Este massacre ritualizado não poderia estar mais distante dos ensinamentos de amor e misericórdia de Cristo para todos os seres vivos e sensíveis. Como guardiã dos ensinamentos de Jesus Cristo, a Igreja Católica deve tomar uma posição contra esta violência, desassociando-se publicamente destes espetáculos vis.

Por favor, assine a petição ao Papa Francisco, o chefe da Igreja Católica, instando-o a denunciar publicamente a crueldade dos espetáculos de touradas em nome da Igreja.

3 comentários:

  1. Assinado. Mas não acredito que esse papa faça algo em favor dos animais. Espero que sim.

    ResponderExcluir
  2. Eu assinei, mesmo sabendo como argentina que esse papa não fará coisa nenhuma em favor dos animais, já que tambén não o faz pelas pessoas do seu próprio país que vivemos na maior miséria, ele só é a favor dos seus amiguinhos do poder.

    ResponderExcluir
  3. infelizmente penso que esse papa é o próprio demo proclamado!! mas vou assinar, com a esperança de que eu esteja totalmente errada!

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪