OPINIÃO: É incrível o que humanos são capazes de fazer, principalmente, na intervenção da vida selvagem..... Humanos são destruidores e o planeta já tempo dá sinais de sua revolta por tamanho abuso... Humanos estão acabando com sua própria espécie....
---------
Os “porcos da Idade do Ferro”, ou os chamados “super porcos”, são um híbrido de javalis e porcos domésticos que se distinguem pela inteligência e rápido crescimento. Apesar dos benefícios óbvios para a agricultura, estes animais criaram sérios problemas.
Imagine um mundo onde porcos domésticos e javalis se unissem para criar um porco híbrido. Estas criaturas, muitas vezes chamadas de “super porcos”, são resistentes, inteligentes e benéficas para a agricultura, mas podem representar uma ameaça significativa para os animais nativos e para o ambiente natural. escreve IFLScience.
Os agricultores estão experimentando ativamente a criação de tais híbridos. O processo geralmente envolve o acasalamento de javalis machos com porcas fêmeas, muitas vezes de raças específicas, como Tamworth ou Gloucester Old Spotted. Esses híbridos são chamados de “porcos da Idade do Ferro” porque se assemelham aos primeiros porcos que os humanos domesticaram há milhares de anos.
No início, esses animais foram criados para ajudar no cultivo da terra, mas algo inesperado aconteceu – sua carne revelou-se surpreendentemente saborosa, com sabor semelhante ao do javali. No entanto, ao contrário dos seus homólogos selvagens, estes animais híbridos são menos agressivos e fáceis de cuidar.
Os “porcos da Idade do Ferro” vêm em vários tons de marrom, mas muitas vezes se assemelham a javalis, embora com algumas diferenças, como orelhas maiores, focinho ligeiramente mais curto, dorso mais arredondado e corpo mais longo. Os seus leitões são tipicamente listrados e a carne é escura e saborosa, o que os torna uma excelente alternativa ao javali.
Uma das vantagens importantes desses híbridos são suas características domésticas. As porcas tendem a ser mais produtivas e os leitões crescem mais rápido.
No entanto, estes híbridos de javalis e porcos nem sempre são o resultado de um trabalho de criação direcionado. Os agricultores suecos foram surpreendidos em 2021, quando javalis invadiram repetidamente os seus pocilgas e acasalaram com porcas, apesar das cercas eléctricas. Este encontro noturno incomum resultou no nascimento de mais de 100 leitões híbridos apenas em uma fazenda.
Os híbridos porco-porco tornaram-se um problema preocupante em algumas partes da América do Norte. Os agricultores canadenses os criaram originalmente por sua carne e pela capacidade de resistir a invernos rigorosos. Infelizmente, o mercado de carne de javali diminuiu, resultando na libertação de muitos híbridos na natureza.
Esses híbridos provaram ser espécies invasoras formidáveis, prejudicando animais nativos, como perus e aves de caça. Eles também devoraram frutas e vegetação como gafanhotos, deixando cada vez menos espaço para animais de pasto e até ursos negros.
Ryan Brooke, que lidera o Projeto Canadense de Pesquisa de Porcos Ferais na Universidade de Saskatchewan, “os porcos selvagens são talvez os piores mamíferos invasores de grande porte do planeta”.
“Eles são incrivelmente inteligentes. Eles são reservados e também quando são pressionados, especialmente se as pessoas começam a caçá-los, eles se tornam quase completamente noturnos e muito esquivos – escondendo-se em florestas densas, desaparecendo em pântanos e são muito difícil de encontrar”, explicou o Dr. Brooke.
Assim, embora a ideia de “super porcos” possa parecer incomum, a sua presença na natureza pode ter consequências graves para os ecossistemas naturais. Os pesquisadores continuam a estudar esses porcos híbridos e a trabalhar para resolver os problemas que eles representam.
Equilibrar os benefícios destes híbridos com os seus potenciais impactos negativos continua a ser um desafio constante para a gestão e conservação da vida selvagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário