OPINIÃO: na matéria diz que o aumento da população de baleias-jubartes também resulta no número de mortes de baleia de "causa natural". Ficar enroscado em uma rede de pesca e morrer asfixiado é tão comum que já é considerado natural?
-----------------
Uma baleia-jubarte morreu após se enroscar em uma rede de pesca em uma praia de São Sebastião na manhã desta quinta-feira (26). Depois de ficar presa na rede, ela ainda encalhou perto da faixa de areia. O animal tem cerca de oito metros de comprimento e ainda era considerado jovem.
De acordo com o Instituto Argonauta, a baleia jubarte foi encontrada na Praia do Arrastão, na costa norte da cidade. Pessoas que estavam na praia acionaram tanto o instituto quanto o Corpo de Bombeiros, que foram até o local e tentaram tirar o animal da rede de pesca, mas não conseguiram.
O animal de oito metros de comprimento tem cerca de quatro anos de vida e é juvenil. A baleia ainda vai passar por exames de necropsia.
Esse é o 11º caso de baleia jubarte encontrada morta nas praias do Litoral Norte de São Paulo em 2021. O número é quase o triplo de mortes registradas em 2020, quando quatro baleias foram encontradas mortas na região.
"A população delas aumentou bastante e isso resulta em aumento de mortes naturais. No entanto, a maioria das que passaram e também das que morreram eram juvenis, de um a três anos”, explica o pesquisador Júlio Cardoso.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário