OPINIÃO: é muito bom saber que há pessoas dispostas a ajudar os animais nesses momentos de tanta dificuldade e vulnerabilidade. O Poder Público também precisa agir para a reconstrução do abrigo, que realiza o trabalho voluntário de acolher esses animais. Vamos juntos!
-------------------
Um abrigo de animais ficou destruído após a forte chuva que atingiu a cidade de Cacoal (RO) na quarta-feira (8). Apenas 20 minutos de chuva foi o suficiente para alagar o abrigo da ONG Vira Lata Vira Amor.
Em vídeos feitos no local, os voluntários mostram o teto cheio de buracos e os animais no local completamente alagado.
De acordo com Natália Pina, uma das integrantes do projeto, cerca de 70 cães e gatos estavam no local no momento da forte chuva.
Eles perceberam que havia algo errado quando as câmeras de segurança pararam de funcionar e a internet caiu.
Apesar de ter durado pouco tempo, a chuva e o vento forte destelhou boa parte do abrigo e causou muitos prejuízos.
As estruturas que abrigavam os gatos e cachorros foram danificadas. As rações molharam e os equipamentos de trabalho e medicamentos ficaram encharcados.
Através de pedidos feitos nas redes sociais, a Prefeitura de Cacoal disponibilizou o Centro de Zoonoses para abrigar parte dos animais. Os outros foram distribuídos a lares temporários.
Os cães que possuem doenças contagiosas ficaram em um dos únicos espaços que não foram destruídos, até que eles encontrem algum lugar para abrigá-los.
“Não estamos sozinhos”
Para a surpresa dos voluntários, várias pessoas se disponibilizaram para realizar doações depois que ficaram sabendo do prejuízo.
Eles conseguiram novas telhas, mão de obra para fazer os trabalhos de reparo e uma quantia suficiente para manter a saúde dos animais em dia por algum tempo.
“A gente ficou surpreso com o quanto as pessoas abraçam essa causa. Foi uma loucura, mas deu pra ver que a gente não está sozinho nisso”, conta Natália.
História do abrigo
Em abril deste ano a ONG Vira Lata Vira Amor completou três anos de fundação. Somente no primeiro semestre de 2021 eles resgataram quase 400 animais em Cacoal e alguns municípios da região.
Em média eles abrigam 100 animais frequentemente e gastam aproximadamente R$ 16 mil somente com serviços veterinários. Principalmente para alguns animais que possuem doenças com tratamento de longa duração, como câncer.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário