OPINIÃO: mais de 100 mil animais marinhos morrem indiretamente por culpa da pesca. Não estamos falando apenas de peixes, mas de baleias, tubarões, golfinhos e tartarugas. Esse é um assunto urgente que precisa ser pauta mundial. Não é possível que nenhuma atividade econômica tenha como base a exploração e morte de animais em pleno 2021. Vamos evoluir!
-----------------------------------
A Câmara de Vereadores de Itajaí realiza na segunda-feira (13), às 19h, uma audiência pública para debater o combate e prevenção da mortalidade de baleias e animais marinhos por redes ilegais de pesca. A audiência poderá ser acompanhada presencialmente ou pelo Youtube e Facebook @CamaraItajai.
Proposta pelo vereador Marcelo Werner (PSC), a audiência visa trazer à discussão, principalmente, a ausência contínua da fiscalização das redes de pesca, do monitoramento embarcado e a capacitação de profissionais na região de Itajaí para desemalhe e desencalhe de animais.
De acordo com o projeto Baleia Jubarte, em 2020 Santa Catarina registrou três baleias Jubarte presas a equipamentos de pesca. Em 2021 já são 23 baleias. Além disso, na região de Itajaí são registradas anualmente de 950 a mil tartarugas mortas.
Além dos parlamentares, o encontro deve reunir especialistas, representantes de entidades e projetos da área ambiental e autoridades do Ministério Público, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), entre outros.
Fonte: Página 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário