OPINIÃO: as mudanças climáticas e a destruição da natureza está pressionando espécies silvestres a se aventurarem em locais longe do seu habitat em busca de sbrevivência. Esperamos que ela se recupere e seja solta em breve.
--------------
Uma anta foi encontrada na praia de Cumuruxatiba, distrito de Prado, no extremo sul da Bahia, na manhã desta quinta-feira (24). A situação chamou atenção de banhistas, já que não é comum a presença deste animal em áreas litorâneas.
Equipes do Parque Nacional do Descobrimento, onde provavelmente a anta vive, disseram que ela saiu da área de vegetação sozinha, em direção à praia, por razões desconhecidas. Especialistas foram até o local para manter pessoas e outros animais afastados da anta, enquanto ela não foi retirada.
Populares ajudaram a retirar a anta da água e possibilitar o transporte dela até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Porto Seguro.
A operação foi executada por profissionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Reserva Extrativista do Corumbau, além do próprio parque.
No Cetas, a anta passará por avaliação de um médico veterinário. Segundo Juliana Sukuda, chefe do Parque Nacional do Descobrimento, o animal é adulto e aparentava estar debilitado, mas ainda não é possível dizer se está doente ou corre risco de morte.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário