RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

06 maio 2022

Após acordo com MP, transferência de urso do Zoológico de Piracicaba para santuário é definida


OPINIÃO:
esperamos que no futuro todos os animais tenham essa mesma oportunidade. Liberdade e paz é tudo que eles querem! 
----------
Após um acordo firmado com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), a Prefeitura de Piracicaba (SP) anunciou que o urso-de-óculos do zoológico da cidade vai ser transferido para um santuário de animais no dia 13 de maio.

Juco nasceu no Zoológico Municipal de Socoraba em junho de 2015 e foi transferido para o Zoológico Municipal de Piracicaba em agosto de 2018. Em outubro de 2021, no entanto, a Promotoria apontou problemas no recinto onde ele estava e foi definido um plano de ação que, entre outras medidas, prevê a transferência do animal para um local mais adequado.

De acordo com a prefeitura, Juco será transferido para a Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (Aserg), organização não-governamental, em Joanópolis (SP). Em seu novo local, Juco ganhará um recinto construído especialmente para ele, com 2 mil metros e diversos ambientes, informou a administração.

Segundo o santuário, o espaço para o animal tem áreas de contenção, cambiamento, tela ao redor e em cima, uma piscina de 200 mil litros, oca, vários decks, plataformas e troncos, além de ser toda gramada. O santuário é fechado para visitação pública. O transporte será feito em carreta-transporte da associação.

“Fomos até Joanópolis para conhecer o Santuário, que realiza um trabalho muito importante com os animais. A partir daí, continuamos conversando e, para que essa transferência fosse possível, o Santuário precisaria construir um recinto para receber o Juco, o que foi feito. Lá ele terá um local grande e com diversos espaços, como piscina e oca”, afirmou o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Alex Salvaia.

Ainda conforme a pasta, Juco está em seu peso ideal, não tem problemas de saúde e nunca ficou doente.

"Em razão de alguns problemas no seu recinto, [o urso] teve que retornar pra área de quarentena. Nesse plano de ação, uma das medidas foi a necessidade de transferência do Juco pra outro estabelecimento mais adequado, que é o Rancho dos Gnomos, logo após a autorização dos órgãos competentes", explicou a promotora Alexandra Faccioli Martins, em outubro de 2021, sobre o acordo com a prefeitura.

Acordo prevê série de adequações

O acordo firmado entre prefeitura e Ministério Público prevê algumas melhorias estruturais no zoológico da cidade. A prefeitura tem até o fim de 2022 para cumprir todos os prazos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

As melhorias foram definidas junto ao Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público (Gaema). A ideia é garantir maior bem-estar e segurança aos animais, e também a funcionários e visitantes.

Entre as adequações previstas no acordo estão a reforma das áreas de cambiamento, que são as pequenas salas dentro de cada jaula; a manutenção no espaço dos tigres, iguanas, jabutis e do serpentário; além de medidas que melhorem o manejo dos animais.

"Nos deparamos com a necessidade de regularização de alguns aspectos, bem como de reformas de recintos, e melhor atendimento das finalidades do zoo, que não são apenas pra visitação publica, mas sobretudo conservacionista, socioeducativas, socioculturais", explicou a promotora Alexandra Faccioli Martins, à época da assinatura do termo.

O TAC assinado pelo Ministério Público e pela Prefeitura de Piracicaba estabelece vários prazos para que a administração faça as melhorias que são necessárias. O acordo prevê multa caso as exigências não sejam cumpridas.

"As penalidades são de multas, bem como a possiblidade de ajuizamento de uma execução. Esperamos, obviamente, sendo um projeto tão relevante para o município, o zoo é um espaço muito visitado, muito importante pra cidade. Nós acreditamos que, em breve, a população possa ter um espaço realmente mais agradável pra visitação publica", completa a promotora.

Depois da reabertura, com a flexibilização das atividades durante a pandemia, o zoológico voltou a ser bastante frequentado. Somente no Dia das Crianças, cerca de 5 mil pessoas passaram pelo local.

Em outubro do ano passado, o diretor do zoológico, Ricardo Monteiro, disse que a prefeitura já tinha começado a fazer os ajustes e garantiu que os prazos serão cumpridos.

Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪