RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

10 julho 2023

Gorilas, onças e outros animais selvagens estão vulneráveis à atividade humana mesmo em reservas naturais


OPINIÃO
:  Tenho certeza que a vida dos animais estão sofrendo uma intervenção muito negativa graças a presença humana que procria sem pensar o quanto destrói o planeta....
-------
Pesquisa revela que mamíferos tropicais sofrem impacto do desmatamento mesmo vivendo em áreas protegidas

Pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciências da Vida (NMBU), da Universidade Rice e da Universidade e Centro de Pesquisa Wageningen descobriram que os santuários de vida selvagem estão falhando no seu papel de proteger os animais tropicais de atividades humanas prejudiciais. 

Mamíferos, incluindo o jaguar, o gorila da montanha e o pangolim-malaio, foram afetados mesmo morando nos recônditos de uma reserva natural.

Mamíferos tropicais que vivem em áreas protegidas enfrentam os efeitos do desmatamento, que é em grande parte causado pela agricultura e extração de madeira. “Temos evidências de que os animais são afetados tanto pelo que está acontecendo dentro quanto fora das áreas protegidas”, disse Asunción Semper-Pascual, pesquisadora de pós-doutorado no NMBU e principal autora do estudo, ao The Guardian.

Ao longo de 10 anos, utilizando armadilhas fotográficas, os pesquisadores analisaram 159 espécies de mamíferos em 16 áreas protegidas em regiões tropicais em três continentes, incluindo o impenetrável Parque Nacional de Bwindi, na África, o Parque Nacional Yasuní, na América do Sul e a Reserva Florestal Pasoh. no sudeste da Ásia.
 
A análise das imagens revelou que diversos animais foram afetados pela fragmentação do habitat causada pelo desmatamento. Espécies especializadas, aquelas que usam apenas habitats específicos, prosperam quando a perda de partes do habitat ao redor é baixa. 

Já os generalistas se saem melhor em habitats mais diversos, onde há uma variedade de diferentes tipos de comida e abrigo. “Os habitats são mais variados no limite de uma área protegida”, explicou Semper-Pascual.

Os animais atraídos para a borda do habitat, perto dos humanos, são mais vulneráveis à caça, seja para proteger animais de fazenda ou para produtos como carne ou peles. Segundo a pesquisadora, “À medida que mais áreas protegidas são criadas, precisamos pensar cuidadosamente sobre os fatores dentro e fora destes locais que influenciam a biodiversidade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪