OPINIÃO: Sinceramente, gente, ando tão revoltada com o prefeito do Rio Dudu Paes por conta de atender interesses políticos nesta nossa área tão sofrida. Sempre falei que ele não vende a progenitora porque não está na vitrine. Conheço seu modo de agir de longas pendengas nestes 60 anos de militância na causa. Revolta qualquer cristão saber que ele nomeou um secretário de proteção animal que não tem nada a ver com o tema só para atender um partido politico que quer fazer dele um vereador em nossas praias cariocas.... Leia mais sobre o assunto clicando AQUI e AQUI.
---------
Encontro foi promovido pela Comissão de Saúde Animal nesta sexta-feira (01/12) na Câmara Municipal e nenhum representante da pasta de proteção e defesa dos animais da Prefeitura compareceu.
Protetoras de animais da cidade do Rio de Janeiro compareceram em peso na audiência pública da Comissão de Saúde Pública nesta sexta-feira (01/12) no salão nobre da Câmara Municipal para repudiar a redução de 15% dos recursos disponíveis da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) na proposta de Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2024.
As representantes da causa animal somaram forças com o presidente da comissão, o vereador Dr. Marcos Paulo, para cobrar mais seriedade da prefeitura com os animais e querem saber como ficarão as castrações, as ações de combate aos maus tratos e o abandono de animais após o corte de aproximadamente 2,7 milhões de reais. Convidado, o secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Flávio Fernando Prado, não compareceu e foi vaiado pelas protetoras.
“A prefeitura do Rio importou um secretário de outro estado que não respeita as protetoras aqui presentes e ignora o aumento do abandono e dos maus tratos aos animais na cidade”, exclamou o vereador Dr. Marcos Paulo que ainda completou “ uma secretaria não é feita apenas pelo secretário, nada justifica nenhum representante estar presente”.
Segundo o presidente da Comissão de Saúde Animal, a SMPDA tem, além da redução orçamentária, que explicar também a baixa execução de projetos de investimentos em 2023. "Em 2023, aprovamos duas emendas que significavam R$ 400 mil reais para a proteção animal e a Prefeitura cancelou e não prestou conta para onde esse dinheiro foi remanejado".
Para o orçamento de 2024, o vereador Dr. Marcos Paulo protocolou três emendas que correspondem ao valor de R$ 600 mil para serem utilizados em castrações, implementação e operação do Hospital Público Veterinário e ações de controle de zoonoses.
Críticas das Protetoras de Animais
A análise da Comissão apontou um expressivo corte dos investimentos para 2024, não deixando recursos para a construção do Hospital Público Veterinário e nem para nenhuma melhoria na estrutura da Fazenda Modelo. As protetoras de animais comentaram:
“A Prefeitura coloca nos ombros das protetoras o serviço que ela tinha que fazer", desabafou a protetora de animais Mariângela Freitas.
Mesma opinião reforçada por Linda Leal, protetora de animais, “Várias protetoras estão pegando esporotricose por fazerem o trabalho da Prefeitura”
A audiência pública da Comissão de Saúde Pública ainda contou a presença da coordenadora de Vigilância de zoonose do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio), Taliha Pérez, do presidente da SUIPA, Marcelo Matos, da advogada da SUIPA, Maria Abigail Barbosa, e de representantes da Comissão Defesa e Proteção dos Animais da OAB.
Crédito fotos: Flávio Marroso/ CMRJ
Ascom Vereador Dr. Marcos Paulo
Email: comunicacao.drmarcospaulo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário