RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

13 julho 2024

Balanço na rede e passeio pelo bairro: conheça rotina de Eclipse, jumento criado como animal doméstico em Macaíba (RN)


OPINIÃO:
 que alegria seria se todos os animais tivessem a mesma oportunidade.. enquanto isso, milhões de jumentos são condenados à morte anualmente para atender o mercado externo. Que a realidade de Eclipse um dia seja a de todos de sua espécie! 
----------
Por Por Lucas Cortez, g1 RN e Inter TV Cabugi

Uma família de Macaíba, município da Grande Natal, tem um animal de estimação inusitado: um jumento. Eclipse, como ele é chamado, foi adotado pela família Souza há 9 meses, depois que os pais dele morreram.
O nome é sugestivo. O animal nasceu em 14 de outubro, dia do eclipse solar anular ocorrido em 2023 e por isso o jumento recebeu o nome de Eclipse.

A família garante que, apesar de não ser convencional cuidar de um jumento dentro de casa, a experiência é positiva.

"Meus meninos dão mais trabalho que ele. Ele é a alegria da casa", afirma Adeilza Souza, dona de casa.
Andrielly Souza é filha de Adeilza. É no quarto dela que o jumento gosta de ficar quando as portas principais da casa são abertas. Ela diz que ele não faz barulho e até ajuda na concentração na hora dos estudos.

"Fico criado como se fosse meu irmão. Ele é tudo pra mim. Nos momentos piores, ele me acalma, chega me cheirando. É meu apoio", disse a adolescente.

Rotina

O balanço da rede é sagrado. Todas as tardes, a família bota o jumentinho para dormir em uma rede, no alpendre da sala.

O balanço é obrigatório, com algum dos integrantes ficando com a missão de ninar Eclipse. Sua companhia é um pintinho, ainda sem nome.

Depois do descanso, a família se reúne para passear pelas ruas do bairro com Eclipse. O trajeto é o mesmo todos os dias, com o animal parando sempre nas mesmas casas.

Uma delas é a de dona Conceição Souza, a "avó" do jumentinho. "Eu já tinha um monte de netos, agora veio um jumento... tá bom demais", disse bem-humorada.

Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪