OPINIÃO: é muito importante destacar que a responsabilidade por animais em situação de rua, abandono e maus-tratos é do Poder Público! ONGs, abrigos e protetores realizam um trabalho voluntário em prol dos animais. Medidas paliativas não são suficientes, é preciso encontrar soluções humanas, adequadas e eficazes!
-----------------
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) anunciou que, a partir de quarta-feira (11), vai doar toneladas de ração à ONG Sociedade União Internacional dos Animais (Suipa) que corre o risco de fechar as portas. De acordo com o presidente da ONG, Marcelo Mattos, serão entregues as primeiras cinco toneladas de um total de 20 toneladas.
Com o total da doação será possível garantir a alimentação dos 2.200 animais abrigados por cerca de 20 dias.
Mas Mattos diz que o auxílio oferecido pelo secretário Vinícius Cordeiro não livra a Suipa do risco de fechamento já que a ONG tem uma dívida de R$ 55 milhões.
"É uma ajuda muito bem-vinda e agradeço muito, uma vez que nosso consumo diário é de aproximadamente uma tonelada de ração. A alimentação é prioritária, mas precisamos de uma ajuda efetiva do poder público para, por exemplo, os salários atrasados dos 102 funcionários", diz o presidente da Suipa.
"Além do abrigo, a Suipa também tem um ambulatório que promove cirurgias de animais a preços populares. Então, também precisamos de insumos, como luvas e esparadrapo, medicação e material de limpeza", completou.
Mattos disse que conversou com Cordeiro, que ficou de estudar uma forma de ajudar mais efetivamente a ONG. Ele diz que a Suipa faz um trabalho de utilidade pública para a cidade, ao abrigar animais.
"Onde estariam todos esses animais se não fosse a Suipa? A Fazenda Modelo, que é o abrigo municipal, tem hoje 600 animais e não teria como receber os abrigados da Suipa. Então, a gente entende que faz uma trabalho de utilidade pública e que deveria receber uma ajuda governamental por isso".
"A gente vive de doação. As pessoas doam dois, três sacos de ração. Mas precisamos de muito mais, temos uma trabalho social muito maior. E os funcionários também precisam receber para se alimentar e viver", disse presidente, lembrando que somente a diretoria da Suipa trabalha de forma voluntária.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário