RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

29 dezembro 2021

A cada dois dias, um caso de maus-tratos contra animais é registrado no RJ, aponta ISP


OPINIÃO:
Só fico remoendo as ideias do que acontece na cabeça de uma pessoa que maltrata um animal.... Uma atitude covarde contra seres sem nenhum motivo..... Apenas o exercício da maldade humana..... Tenho muito nojo destes tais "serumanos"....
-----------
Um estudo feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro apontou que um animal é vítima de maus-tratos a pelo menos cada dois dias no estado. O levantamento considerou as ocorrências registradas entre 2019 e 2020.
Os cachorros lideram os casos de maus-tratos, com 102 registros. Em seguida, aparecem os gatos e aves, com 35 e 29 citações, respectivamente. Além desses animais, o levantamento apontou ocorrências com outras 12 espécies, como macaco, cobra e tartaruga.

Protetores denunciam agressões a animais e abandono de gatos no Campo de Santana
A maior parte dos crimes ocorreu dentro de uma residência (63%) e os tutores foram os autores em 58% dos casos. Em 12% dos registros, os vizinhos foram os responsáveis pelas agressões. Dentre as ocorrências finalizadas, quase 70% dos casos resultaram em resgate dos animais.

A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, alerta que maltratar um animal é um crime que pode levar o autor à prisão. “Muita gente ainda não sabe ou não entende que a prática de abuso contra animais é um crime e o autor pode ter que cumprir detenção de três meses a um ano, além de pagar multa. No caso de cães e gatos, a lei prevê uma pena ainda maior, podendo chegar a cinco anos de prisão”, explica Ortiz.


Casos de maus-tratos sobem no RJ
Dados da Polícia Civil mostram que, no primeiro semestre desse ano, houve o registro de 133 casos de maus-tratos a animais domésticos no estado do Rio. No mesmo período, em 2020, foram 94 — um aumento de 41,8%. O número de animais abandonados também cresceu no estado nos últimos meses.

Para denunciar maus tratos aos animais, qualquer pessoa pode entrar em contato com a Central 190 da Polícia Militar ou ligar para o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) pelo telefone (21) 2334-7634.

A denúncia também pode ser feita em qualquer delegacia de Polícia Civil do estado ou pelo telefone da Linha Verde, do Disque-Denúncia: 0300-253-1177.


Fonte: G1

Um comentário:

  1. Vejo essas imagens e não me conformo com o abandono. Será que as pessoas que os criaram não tem um pouco de sentimentos por esses irmãozinhos? Vemos cada animal lindo, simplesmente, abandonado, deixado para trás e etc..

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪