RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

02 outubro 2023

Cachorra que 'salvou' vida de tutora ganha confeitaria pet em Balneário Camboriú; entenda


OPINIÃO
: Os animais são incrivelmente maravilhosos..... Tem a competência que nenhum humano tem.... E mesmo assim, são maltratados e vítimas das maiores crueldades praticada pelo tal "serumano".... Que tristeza, meu Deus!!!!!! tenho vergonha da minha espécie....
----------  
Portadora de diabetes, Luciene Martins conta que a cachorra 'chamou' ajuda ao perceber que ela passava mal e antes que entrasse em coma hipoglicêmico.
 
Uma moradora de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, criou uma confeitaria pet para homenagear a cachorra que, segundo ela, a "salvou" durante uma crise de hipoglicemia grave, com convulsões e perda de consciência.

O animal, conta Luciene Kalef Martins, percebeu que a tutora passava mal e acordou o marido dela, à época, que a socorreu.
 
"Meu marido tinha o sono bem pesado e não acordava nem com o despertador. Ela [a cachorra] nunca foi de lamber, mas naquela noite ela começou a lambê-lo", disse.

A cadela da raça schnauzer morreu aos 14 anos, em 2021. A loja para pets foi aberta no ano seguinte, para honrar a memória da parceira (leia mais abaixo).


Portadora de diabetes tipo 1, Luciene conta que o caso ocorreu em 2017. A cachorra, chamada Lauren, dormia na cama do casal e a acompanhava nas idas noturnas da tutora à cozinha, por causa das crises de hipoglicemia que aconteciam na maioria das vezes à noite.

"Teve uma noite em que eu não acordei. Ela viu que eu não levantava, achou estranho e chamou o meu marido, na época. E aí ele viu que eu estava ensopada de suor". Ele [o ex-marido] pingou laranja na minha boca , relatou.

Médico Marcelo José Linhares, explica que cães têm capacidade olfativa que permite identificar pequenas modificações no cheiro do suor humano e, segundo ele, episódios de hipoglicemia modificam característica químicas do suor.

"Isso não acontece só com a hipoglicemia, mas em todas situações que o paciente pode estar passando por uma doença grave, como, por exemplo, um infarto agudo do miocárdio", explica.

Após acordar, o então marido de Luciene mediu a glicose dela e viu que estava em 39 mg/dL, o que é considerado bastante baixo, segundo a professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luciana Martins da Rosa.

A profissional explica que os valores normais da glicemia capilar em jejum oscilam entre 70 e 100 mg/dL. Índices abaixo de 70mg/dL levam ao surgimento de sintomas de hipoglicemia.

A endocrinologista Camila Colin, que acompanha Luciene, explica que caso a paciente não tivesse acordado, ela poderia entrar em coma hipoglicêmico, necessitando de atendimento hospitalar de emergência.
 

Homenagem
Após a partida dela, em 2021, Luciene buscou formas de homenagear a cachorra.

A ideia de fazer petiscos para cães e gatos com ingredientes saudáveis surgiu após organizar a festa de aniversário de outro animal, que adotou após a morte de Lauren.

"Ela era um ser de luz tão grande, e eu fiz tão pouco por ela, que vida inteira vai ser de gratidão. Se eu puder ajudar os outros cachorros, aumentar a estimativa de vida dele, já vou ficar muito honrada", afirma.

Entre as opções disponíveis, há bolinhos de carne, biscoito de fígado, coxinha e outros quitutes. A casa de Luciene, em Balneário Camboriú, virou também confeitaria. Os pedidos são feitos de forma online.

"Ela salvou a minha vida várias vezes, sem treinamento nenhum. E, hoje, eu faço as coisas pela gratidão de tudo o que a Lauren fez por mim. Ela foi o grande amor da minha vida", comenta.



Fonte: G1 - Por Sofia Mayer e Talita Catie

Um comentário:

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪