RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

26 julho 2024

Pescador salva tartaruga presa em pneu na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro


OPINIÃO:
 a poluição é uma triste realidade na Baía de Guanabara. Essa tartaruguinha teve sorte, mas, anualmente, milhares de animais morrem em razão da irresponsabilidade humana... 
-------------
Por Por Anna Beatriz Lourenço, Bom Dia Rio

Um pescador encontrou uma tartaruga presa dentro de pneu em um manguezal na Baía de Guanabara, na altura da Ilha do Governador, no Rio.
A tartaruga foi achada viva durante uma ação do Projeto Águas da Guanabara, na manhã desta quinta-feira (25), e devolvida à água.

Álvaro Costa, conhecido como Seu Toroca, faz parte da Associação de Pescadores de Tubiacanga e estava sozinho no momento do resgate. Ele lembrou como foi o salvamento.

"Foi uma emoção especial para mim, pois ela estava condenada à morte ali. Quando eu coloquei a mão eu percebi que ela estava viva, eu tirei com muito sacrifício. Em seguida, ela começou a se debater, como quem diz: 'obrigado, Toroca, obrigado pesca artesanal'".

"A emoção ali foi como se eu estivesse devolvendo a vida ao meu filho, eu sinto isso. Eu amo aquilo ali, eu amo os manguezais, eu amo a Baía de Guanabara", disse Toroca.

O Projeto Águas da Guanabara é uma iniciativa da Federação de Pescadores do Rio de Janeiro (Feperj). Com a participação de pescadores e bolsistas, o projeto trabalha na retirada de resíduos sólidos e na promoção da conscientização ambiental, visando a recuperação e manutenção do ecossistema.

"Os pescadores do Projeto Águas da Guanabara vem realizando, desde 2022, coletas periódicas, todas as segundas, quartas e sextas. Eles estão em ambientes marinhos degradados realizando coletas de resíduos sólidos, e eles já retiraram mais de 1.000 toneladas de resíduos desses ambientes. Nesse dia mundial de proteção aos manguezais, os pescadores vêm fazer esse apelo: vamos preservar os manguezais", disse Jamylle de Almeida Ferreira, coordenadora do projeto.

Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪