RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

26 outubro 2020

RELIGIÃO: Múmias de lhamas sacrificadas há 500 anos revelam rituais incas no Peru

Humanos nojentos sempre usaram os animais como seres inferiores graças a tal "religião". É triste, minha gente..... Este estudo comprova o que estes sacerdotes malucos faziam com os bichos...
-----------------------------
Em 2018, arqueólogos encontraram os restos mortais mumificados de porquinhos-da-Índia e quatro lhamas no vale de Acari, Peru, onde anos atrás havia o centro administrativo inca Tambo Viejo. O que levou à mumificação dos animais há aproximadamente 500 anos, no entanto, permaneceu um mistério — até agora.
Uma nova análise conduzida por pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, e da Universidade de San Cristóbal de Huamanga, no Peru, parece ter revelado a motivação por trás dos sacrifícios ritualísticos. Segundo o estudo, publicado nesta quinta-feira (22) no Antiquity, ao que parece, além de agradar aos deuses, os antigos incas sacrificavam lhamas como forma de conquistar a confiança dos locais em áreas recém-dominadas.


"Registros históricos indicam que os sacrifícios de animais eram importantes para os incas, que os usavam como oferendas especiais para divindades sobrenaturais", disse Lidio Valdez, um dos pesquisadores, em entrevista ao The Guardian. "Esse era especialmente o caso das lhamas, que perdiam apenas para os humanos em valor de sacrifício."

Como contam os historiadores, no início do século 15, a civilização inca estava concentrada nas montanhas ao sul de Cuzco. Na década de 1430, entretanto, o povo começou a expandir seu território anexando terras vizinhas, e foi exatamente isso que aconteceu no vale de Acari, segundo registros de colonos da época.


A dominação da área parece ter ocorrido de forma passiva e, para reforçar seu apoio aos habitantes da região, os incas podem ter sacrificado as lhamas às divindades locais na praça de Tambo Viejo. Registros da épca também afirmam que várias entidades eram cultuadas na região: elas comandavam aspectos da vida, incluindo o Sol, a chuva e os rios.

"As ofertas provavelmente faziam parte de festas e encontros muito maiores, patrocinados pelo Estado”, explicou Valdez. “O Estado tornou-se amigo da população local com comida e bebida, cimentando alianças políticas, enquanto colocava ofertas que permitiam aos incas reivindicar a terra como sua.”

Fonte; Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪