----------------------------
Pelo menos 17 cães de pequeno porte foram encontrados abandonados em meio a fezes e sujeira dentro de uma casa em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo G1, neste sábado (30), no local também havia um cachorro morto, que estava no mesmo ambiente dos demais. Esse foi o segundo imóvel alugado por um homem de 53 anos que foi preso, nesta semana, por maus-tratos a animais.
A residência, que fica no bairro Convento Velho, foi descoberta por uma veterinária do Serviço Municipal de Vigilância Sanitária que, com a Guarda Civil Municipal (GCM), foi checar uma denúncia anônima de maus-tratos na sexta-feira (29).
O imóvel estava destrancado e, dentro, a equipe contou 17 cães, entre adultos e filhotes, em péssimo estado. A ração estava espalhada pelo chão, no meio das fezes dos próprios animais, e o odor era muito forte. Além disso, a equipe notou a presença de carrapatos e pulgas.
Um dos animais estava morto, no mesmo ambiente que dividia com os outros cães. Eles encontraram, também, medicamentos e inseticidas de uso veterinário no imóvel. Diante da situação, a equipe acionou a Polícia Civil, que foi ao local e confirmou a ocorrência.
Apesar da denúncia ter apontado que o homem, preso dois dias antes por maus-tratos era o responsável pelo imóvel, a informação só foi confirmada quando os policiais encontraram, em um dos cômodos do local, alguns documentos dele.
Um vídeo obtido pelo G1 mostra o momento do resgate dos animais e todos os cômodos da residência. Por todos os lados, há muitas fezes, entulho e sujeira, inclusive, na cozinha do local. Alguns animais eram filhotes recém-nascidos, ainda sendo amamentados pelas mães.
Os animais foram resgatados e encaminhados ao Centro de Zoonoses de Peruíbe, onde serão tratados e acompanhados até a doação. No entanto, enquanto não houver liberação da Polícia Civil e da Promotoria, eles não podem ser doados.
O suspeito permanece detido no Centro de Detenção Provisória de Praia Grande. As investigações descobriram que ele se passava por vendedor de animais com pedigree e a Polícia Civil trabalha com essa possibilidade.
Segundo flagrante
Este foi o segundo imóvel do mesmo proprietário encontrado com dezenas de animais em situação de maus-tratos. Na quarta-feira (27), a Polícia Civil descobriu uma residência no bairro Nova Cidade Peruíbe, onde outros 23 cães eram mantidos em meio à sujeira, lixo, vermes e fezes. Os policiais não encontraram água disponível para os animais.
O homem dono da residência foi preso suspeito de maus-tratos e autorizou que os cães fossem doados a um grupo acolhedor de animais. O resgate, naquele imóvel, foi uma ação em conjunto com protetores animais, uma veterinária, um advogado e pessoas que se sensibilizam com a causa animal.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário