OPINIÃO: como assim isso é um crime comum e nada foi feito a respeito? Não há sequer câmeras? Assassino não é só aquele que se omite, mas também o que é omisso.
---------------
Moradores do bairro da Baixa de Quintas, em Salvador, afirmam que cães têm sido atirados do alto do viaduto da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos. Segundo as pessoas que moram no entorno do complexo viário, somente este ano seis animais foram arremessados e cinco deles não resistiram aos ferimentos.
O equipamento tem 15 metros de altura. Testemunhas contam que alguns crimes ocorrem até mesmo à luz do dia. Elas descrevem que a situação é parecida em todos os casos: o motorista para o veículo no acostamento, sai com o animal do carro e o arremessa do viaduto.
O líder comunitário Alisson Gomes diz que o problema é antigo e os casos passaram a ser mais frequentes no período da pandemia. Para ele, é necessária a instalação de uma proteção no viaduto, para evitar o problema.
Alisson acrescenta que um pedido já foi registrado na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que enviou técnicos ao local, mas nada foi feito.
“Eu já estive na Conder há quatro anos, relatei os fatos e o órgão enviou uma equipe de engenheiros aqui. Fez vistoria, relatório e prometeu colocar uma grande na parte superior do viaduto, mas infelizmente, até hoje, nada”, detalha o líder comunitário.
O órgão informou que foi responsável pela obra do Complexo Viário da Via Expressa, mas a partir da entrega do equipamento ao município, a responsabilidade para instalação e manutenção de equipamentos é da prefeitura.
A diretoria de Bem-estar e Proteção Animal do Município informa que foi enviado um requerimento aos órgãos de segurança pública solicitando a ampliação de ronda policial e instalação de câmeras de monitoramento na localidade, para inibir novas ocorrências.
A feirante Jéssica do Nascimento, que vive na região, diz que no último caso, ocorrido na segunda-feira (19), o cão sobreviveu somente porque bateu em uma pessoa que estava embaixo do viaduto.
“As ONGs estão lotadas devido a vários acidentes com animal, maus-tratos e abandono. O da segunda-feira, está com as duas patas quebradas, da frente e de trás. Na hora da queda, ele bateu em um menino que estava jogando bola e por isso o resultado não foi tão drástico”, comentou, ressaltando que o cão teve as quatro patas quebradas.
Crime ambiental
O promotor do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Heron Gordilho, reforça que o ato é crime e que as pessoas devem uma delegacia de polícia, para fazerem denúncias com provas contra os responsáveis.
Ele reafirma o que havia dito o líder comunitário, sobre a solicitação feita ao poder público para colocação de grades de proteção, e diz também que imagens de câmeras de monitoramento podem ser utilizadas para identificar os suspeitos.
“Pode ser feita também de núncia anônima no Ministério Público, pelo site. Mas o mais importante é que tenha um elemento de prova. Nesse caso aí, uma coisa que poderia ser feita é ter uma câmera para flagrar quem é o dono do veículo e se iniciar a persecução criminal dessas pessoas”, sinalizou o promotor.
Fonte: G1
O MUNDO DOS HUMANOS É CRUEL, É PERVERSO...OS ANIMAIS INOCENTES E INDEFESOS MERECEM UM MUNDO MELHOR, UM MUNDO DE LUZ E PAZ
ResponderExcluirCâmeras URGENTE nessa região! Como assim?? Jogam de um carro?? Meu Deus! Só espero que o senhor esteja vendo essa aberração. O "serumano" está desenganado, voltado apenas para maldade, maldade e maldade. Para quê???? Se mate demonio e deixem nossos inocentes em paz!! Que raiva desse mundo :(
ResponderExcluir