OPINIÃO: que todo o mal que esse cãozinho sofreu seja convertido em felicidade! A pessoa que abandonou esse anjo para morrer não é só covarde, é um monstro!
----------
O cãozinho Slash, de apenas três meses, não ganhou à toa um nome de popstar. Abandonado na rodoviária de Itapetininga (SP) no dia 30 de julho, quando a cidade registrou a menor temperatura do ano, a história de Slash teve uma reviravolta e ele foi adotado por uma família depois de virar "celebridade".
Antes de ser adotado, o cãozinho morou na União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) de Itapetininga. A presidente Fernanda Nery contou ao G1 que ele foi levado ao abrigo depois de ser resgatado por uma mulher na rodoviária, mas que não pôde ficar com ele devido à falta de espaço.
Na UIPA, o cão foi chamado inicialmente de Kevinho, realizou vários exames e foi medicado pela veterinária da organização. Em seguida, Fernanda decidiu começar a divulgar o caso nas redes sociais.
A ONG preencheu a página do Facebook com fotos e vídeos do pet, que tiveram uma grande resposta dos internautas. Uma das postagens teve mais de 9 mil curtidas e centenas de compartilhamentos.
"Eu postei algumas fotos e logo várias pessoas se candidataram para adotá-lo. Eu nunca vi uma mobilização tão grande para adotar um cão sem raça definida. Mais de 80 pessoas se candidataram. O Slash é lindo, mas ele tem um carisma especial. Tenho certeza que isso ajudou", conta a presidente.
Adoção
Segundo Fernanda, foi preciso fazer uma triagem para selecionar as pessoas que poderiam se tornar tutoras do Slash. Após analisar as fichas dos interessados, a presidente escolheu a família de Maria Laura Lourenço, de 19 anos, para ficar com o cãozinho.
"Eu vi o anúncio e fiquei comovida com a história do Slash. No ano passado, minha cachorrinha morreu aos 17 anos. Eu sentia falta de ter um animalzinho em casa. Fiquei imensamente feliz quando fui selecionada", relata Maria Laura.
Após ser selecionada, uma equipe a UIPA vistoriou a casa de Maria Laura, para saber se o espaço seria adequado ao pet. Depois de autorizada, finalmente a jovem pode conhecer o Slash.
“Foi emocionante. Nós estávamos ansiosos pela chegada dele. Sei que o Slash tem uma história sofrida, de abandono. Por isso, a nossa alegria é ver ele feliz. Slash é puro amor. Só quem tem um animalzinho sabe o que eu sinto. Eu sou filha única, então posso dizer que ele é o meu irmãozinho."
Maria Laura também contou que, depois de adotar o Slash, percebeu que muitas pessoas queriam acompanhar a vida dele. Por conta disso, ela criou uma perfil nas redes sociais para o "blogueirinho".
“Muitas pessoas queriam adotar o Slash. Dessa forma, elas podem conviver com a gente. Vale lembrar que a página também tem como foco falar sobre a importância da adoção”, explica Maria Laura.
Sobre a ONG
Há mais de 30 anos, a UIPA de Itapetininga ajuda a proteger e a intermediar a adoção de animais abandonados ou que sofrem maus-tratos. Por ser uma organização não governamental, ela depende do trabalho voluntário e de doações.
A unidade em Itapetininga tem uma estrutura com capacidade de abrigar 260 animais. No entanto, a presidente explicou que o espaço é pequeno se comparado a quantidade de animais desabrigados na cidade.
Segundo Fernanda, o número de animais abandonados cresceu drasticamente durante a pandemia de coronavírus, já que as pessoas estão mais ocupadas e passando por dificuldades financeiras, refletindo na superlotação do abrigo.
"Atualmente abrigamos mais 300 animais e não temos mais espaço, mas o trabalho de orientação e intermediação continua. Por isso é tão importante a adoção. Quando um pet é adotado, na verdade o tutor salva dois animais, já que ele libera uma vaga no abrigo, que logo será ocupada por um animal resgatado da rua", conta a presidente da Uipa.
Para que o trabalho continue, Fernanda ressalta a importância da adoção de animais e da doação de ração, cobertores e roupinhas, que podem ser levados diretamente na Uipa, localizada na Rua Otávio Ferreira de Almeida, número 36, no bairro Vila Mazzei, em Itapetininga.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário