RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

19 setembro 2021

Amigos alimentam animais que vivem em área devastada por incêndio em Barrinha (SP)


OPINIÃO:
enquanto o Poder Público se omite, cidadãos se unem em prol dos animais. O Brasil não precisa de políticos, mas sim de mais pessoas que enxerguem a dor dos mais vulneráveis
--------------------------------
Com a caçamba da caminhonete abastecida de frutas, os amigos Eliseu Coutinho, Wilson Pittas e João Pedro Teodoro se preparam para alimentar animais que sobrevivem em uma área de vegetação atingida por um incêndio entre Sertãozinho (SP) e Barrinha (SP).

Para que a iniciativa fique de pé, o trio recebe ajuda de doações feitas por comerciantes, empresários e moradores de Barrinha.

De acordo com o locutor Eliseu, o projeto deve continuar até que a área atingida pelo fogo seja completamente reestabelecida.

"Começou e não vai terminar. Enquanto Deus não mandar chuva para brotar tudo de novo, nós vamos estar aqui diuturnamente", afirma.

'Muito gratificante'

A ideia de ajudar os animais que vivem na região surgiu durante um encontro casual entre os amigos que já se conhecem há 35 anos. A ação enriqueceu o vínculo entre eles.

O autônomo João Pedro conta que se sente realizado. O projeto começou na segunda-feira (13) e já alimentou pássaros, macacos, cotias e outros.

"É muito gratificante. É uma alegria. A gente vê tucano, todos os passarinhos, capivara. Cada dia que a gente vem aqui vê bichos diferentes vindo comer", aponta.

É preciso conhecer as espécies, diz veterinário

Diante da variedade de espécies que vivem no local, o médico veterinário e biólogo, Pedro Favareto, alerta para a importância de conhecer os animais que vivem na área para que o processo de alimentação ocorra da forma correta.

"O ideal é entender quais animais ali habitavam, com acompanhamento de biólogos e veterinários que estão empenhados em ajudar nessa situação. É interessante traçar um cardápio correto e buscar locais onde esses animais com certeza vão acessar", afirma.

Ainda de acordo com o biólogo, a situação de escassez de recursos enfrentada por animais nessas áreas é considerada emergencial. Ele aponta que práticas como a desempenhada pelos amigos é essencial à sobrevivência das espécies.

"Nessas regiões onde ocorreram queimadas, uma destruição completa do ambiente, é uma situação emergencial. É uma situação onde os recursos foram completamente extintos e esses animais estão sem condições de sobrevivência", diz.

Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪