RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

07 setembro 2021

Magé investiga se há ligação entre morte de bichos de estimação e vacina contra a raiva


OPINIÃO:
infelizmente, essa não é a primeira vez que animais morrem após serem vacinados. Em 2015, por exemplo, dezenas de cães morreram em Manaus após tonarem esse mesmo imunizante. É preciso uma investigação cuidadosa e séria. Vidas preciosas foram perdidas e o responsável precisa ser identificado e punido!
-----------------------------
A Prefeitura de Magé, na Baixada Fluminense, abriu uma sindicância para investigar denúncias de que alguns bichos de estimação tiveram reações à vacina antirrábica aplicada no município. Dez animais teriam morrido após tomar o suposto imunizante.

Segundo a administração municipal, a vacinação de todos os casos de reações e mortes dos bichinhos aconteceram em um único posto de Magé, durante a campanha para imunização contra raiva, no sábado (4).

"Desde o primeiro momento, a Secretaria Municipal de Saúde (de Magé) está acompanhando de perto os acontecimentos, oferecendo, inclusive, suporte para o socorro dos animais. Até agora, temos registro de 10 mortes de pets", informou a prefeitura.

De acordo com a secretaria, no âmbito da sindicância, seringas, outros insumos e instrumentos usados no processo de vacinação do posto – que normalmente seriam descartados – foram recolhidos e levados para análise. Os corpos dos animais também passarão por autópsia.

Falha humana

Uma análise preliminar do município indica que a reação nos bichos pode ter sido causada por "falha humana". Depoimentos colhidos pela administração de Magé sugerem que o líquido aplicado nos animais possa ter sido insulina, em vez do imunizante.

"De um total de quase 36 mil doses aplicadas no último sábado, em 53 postos de vacinação, apenas uma única unidade registrou as reações", reforçou a prefeitura.
O município acrescentou que "toda a equipe envolvida no processo de vacinação ocorrido na unidade foi afastada por ato da Secretaria de Saúde, nesta segunda feira (6)". A situação deve continuar assim até a conclusão da sindicância e chegada dos laudos.

A prefeitura informou, ainda, que "se forem confirmadas as suspeitas, os agentes que atuaram na unidade serão exonerados e todos os documentos do processo administrativo serão encaminhados às autoridades policiais para a responsabilização penal".

Vereador pede que campanha no Rio seja adiada

Depois do que aconteceu em Magé, o presidente da Comissão dos Direitos dos Animais da Câmara do Rio, vereador Luiz Ramos Filho (PMN), pediu por ofício ao secretário municipal de Saúde Daniel Soranz que a campanha na capital, marcada para começar no próximo sábado, seja adiada.

Ramos afirma que parte do mesmo lote de vacinas antirrábicas aplicadas em Magé veio para o Rio e, por isso, pediu a suspensão da campanha até que se confirme ou não a contaminação da remessa.

O vereador também encaminhou ofício ao secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, e afirmou que entraria na Justiça para impedir que essas primeiras 110 mil doses da vacina contra a raiva sejam distribuídas no Rio.

"Não se pode botar em risco a vida de tantos animais. Já encaminhei mensagem para o secretário Daniel Soranz. Se for necessário, entrarei na Justiça para impedir a distribuição desse lote da vacina, não é possível botar em risco a vida de tantos animais", disse o vereador.

Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪