OPINIÃO: fenômenos climáticos severos e anormais aumentados pela crise climática estão devastando a natureza e causando dor e morte aos animais. Adivinhem de quem é a culpa?
-----------------------------
Quase 200 animais marinhos foram encontrados mortos nas praia do litoral do Paraná entre sexta (3) e segunda-feira (6), de acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Entre os animais encontrados estão principalmente pinguins e tartarugas que encalharam em praias de Guaratuba e Pontal do Paraná.
Segundo a bióloga e coordenadora do LEC, Camila Domit, ventos de alta intensidade entre sexta e sábado (4) propiciaram o aumento de encalhes na região no período, mas o motivo da morte dos animais ainda é investigado pelo laboratório.
"Anualmente nos temos um período onde a gente tem uma quantidade maior de encalhes. Neste ano, esse foi o período com maior concentração de encalhes, com quase 200 animais, o que é surpreende, mas coincide com esse período de inverno e início de primavera aqui no litoral", afirmou a bióloga.
De acordo com o laboratório, muitos animais estão migrando pelo Paraná nesta época do ano em busca de alimento ou para se reproduzirem.
A diferença é que, desta vez, eles estão passando mais perto da costa, o que pode influenciar no aumento de animais encontrados.
O laboratório orienta que as pessoas que encontrarem animais vivos ou mortos na areia, que não interajam com eles e chamem a prefeitura para que técnicos façam o manuseio adequado dos bichos.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário