OPINIÃO: esse precisa ser investigado com o máximo de rigor e o Governo do estado precisa dar assistência médico veterinária aos animais afetados. Difícil de confiar, ein?
-----------------
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio adiou para 25 de setembro a vacinação de animais contra raiva após pelo menos 10 cachorros terem sido vacinados e morrido em Magé, na Baixada Fluminense. O G1 publicou a informação nesta segunda-feira (6).
Magé investiga se há ligação entre morte de bichos de estimação e vacina contra a raiva
A campanha na capital só vai começar após o laudo da investigação, que pretende descobrir se houve falha humana ou há erro no lote distribuído pelo Ministério da Saúde.
Segundo a Prefeitura, a vacinação de todos os casos de reações e mortes dos animais aconteceram em um único posto de Magé, na unidade do bairro Santo Aleixo.
A Tigresa fez companhia ao senhor Mario Silva nos últimos 16 anos, até o último sábado (4).
“Como de praxe na época de vacina, eu costumo trazer minha cachorra no PSF. Eu trouxe, não foi diferente sábado. Eu corri no quintal, ela estava total tremula, gritava muito, eu fiquei desesperado. A cachorra saudável, retornei no meu quintal e minha cachorra estava morta igual a um pau, aquilo me doeu muito, é uma vida, a cachorra era uma filha nossa”, afirmou o senhor Mário.
Pelo menos, 10 cachorros morreram e outras dezenas de animais tiveram reações fortes depois de receber a vacina antirrábica no posto de saúde no bairro Santo Aleixo. Uma clínica veterinária da região ficou lotada, a ponto de faltarem insumos para tratar os animais.
Prefeitura investiga caso
A Prefeitura de Magé divulgou um comunicado informando que um processo administrativo foi instaurado para apurar o ocorrido.
Em outra publicação, informou que cerca de 35 mil animais foram vacinados e que nos demais bairros do município a vacinação não teve problemas.
A administração anunciou ainda que toda a equipe envolvida no processo de vacinação foi afastada até a conclusão final com a vinda dos laudos.
SES notifica o Ministério da Saúde
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio, por sua vez, informou que notificou o Ministério da Saúde sobre os problemas para o acompanhamento do caso, que já está sendo investigado.
A delegacia de Magé informou que está sabendo do caso, mas ainda não recebeu uma reclamação formal para começar a investigação.
A Secretaria Estadual de Saúde afirmou ainda que não suspendeu a vacinação por entender que esse foi um caso isolado.
O Dia D da vacinação foi no sábado (4) e as próximas vacinas no posto de saúde em Santo Aleixo serão aplicadas apenas na repescagem.
Fonte: G1
Os cães morreram pq não tomaram anti rábica, eles morreram pq tomaram insulina. Um erro grave!
ResponderExcluirNão se iludam. Vai ficar todo mundo livre da cadeia.
ResponderExcluir