OPINIÃO: a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e existe há mais de 55 milhões de anos, mas bastou menos de três anos de governo para a gestão Bolsonaro destruí-la. É uma vergonha internacional e um crime contra toda a humanidade!
-------------------------------------------
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) será denunciado nesta terça-feira (12/10) por crimes ambientais no Tribunal Penal Internacional (TPI), o órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa é a sétima denúncia contra Bolsonaro que se conhece no TPI.
“O presidente brasileiro Jair Bolsonaro está governando um sistemático e difundido ataque à Amazônia. Suas ações nos ameaçam a todos”, diz o texto do grupo All Rise, cujo lema é “O planeta contra Bolsonaro”.
De acordo com o colunista Jamil Chade, do UOL, a denúncia tem 300 páginas, das quais 200 são de argumentos legais e cem outras com dados científicos.
A ação da entidade dedicada a litígios ambientais é apoiada por sir Howard Morrison, juiz da Corte Penal Internacional entre 2011 e 2021, e Nema Milaninia, que trabalhou previamente como advogada de Defesa para o Ministério Público na Corte Penal Internacional.
O caso será apresentado nesta terça-feira à procuradoria da Corte, com sede em Haia. Na primeira etapa, a procuradoria vai avaliar se a denúncia é válida, antes de abrir um processo preliminar de investigação.
O caso é apresentado às vésperas da cúpula do Clima, em Glasgow, na Escócia. Na COP 26, que ocorre entre 31 de outubro e 12 de novembro, o Brasil deverá ser cobrado pela comunidade internacional para dar garantias de que adotará medidas para reduzir emissões e o desmatamento.
Outras denúncias
É a sétima denúncia que o presidente Bolsonaro enfrenta no Tribunal de Haia. Três dizem respeito ao combate à pandemia e a quarta aborda direitos das populações indígenas. Só no ano de 2020, o chefe do Executivo brasileiro foi denunciado três vezes por genocídio em razão da gestão diante da pandemia do coronavírus.
Em janeiro deste ano, o presidente brasileiro foi denunciado por crimes ambientais pelos caciques Raoni Metuktire e Almir Suruí.
A denúncia citava recordes de desmatamento desde o início do governo Bolsonaro, recorde também de assassinatos de lideranças indígenas em 2019 e descreve o desmantelamento de agências responsáveis pela proteção ambiental.
Fonte: Metrópoles
Que pena que vocês estão usando essa maravilha nossa para apoiar a esquerda que só roubou e destruiu tudo.
ResponderExcluirBolsominio, seu ídolo; responsável para milhões de mortes de fauna nas florestas e terras do Brasil.
ExcluirFora Bolsonaro mil vezes...
ResponderExcluirA ignorância é tanta, que se vc não apoia esse genocida, vc está apoiando a esquerda, vc é comunista, vc é ladrão...
Me poupe....#ForaBolsonaro e sua quadrilha.
Que pena que pessoas desinformadas escrevem asneiras aqui onde deveriam defender a vida animal, vá na Venezuela ver o que vocês fizeram com os animais e seres humanos.
ResponderExcluirUma pena que este instrumento de comunicação tão importante à causa animal, esteja virando palanque político-partidário!
ResponderExcluir