RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

08 outubro 2021

Crueldade humana: mula idosa é abandonada para morrer e gera comoção


OPINIÃO:
assim são tratados os animais explorados para tração, são forçados a trabalhar até à exaustão e quando não têm mais utilidade para os seus algozes são descartados! 
-----------------------------------
Uma mula com aparência de ser idosa e doente foi abandonada na entrada do estacionamento Clube Parque das Cachoeiras, em Ipatinga. O animal, normalmente usado para puxar carroças quando sadio, chegou à exaustão.

Moradores das proximidades explicam que a mula foi abandonada à própria sorte, à margem do mato e foi para o estacionamento. Os vizinhos providenciaram alimento e água para o muar, mas a cena do sofrimento do animal que um dia foi útil para um humano, tem gerado comoção.

“Esse animal foi abandonado aqui para morrer. Cheguei do trabalho e encontrei ela deitada, no fim da vida. Não sei mais o que fazer, é uma dó de partir o coração, porque a gente vê um animal desse morrer e não pode fazer mais nada", lamenta Viviane Lourenço, em mensagem enviada ao Diário do Aço.

A leitora foi orientada a procurar o Serviço de Controle de Zoonozes do município e ainda nesta tarde tentava contato. À noite o animal recebeu cuidados veterinários, passou a se alimentar e surgiu uma esperança que sobrevivesse, mas isso não se efetivou. Na manhã desta sexta-feira (8) acabou morrendo.

Dois casos em dois dias, informa nota da prefeitura

A Prefeitura de Ipatinga, por meio das Secretarias de Saúde (SMS) e Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA), esclarece que:

Na noite desta quarta-feira (6) e manhã desta quinta-feira (7), o Departamento de Serviços Urbanos (Desurb) foi notificado sobre o caso de duas mulas em situação de abandono e fisicamente bastante debilitadas, beirando à inanição, no bairro Vila Militar e distrito de Barra Alegre.

Em relação ao primeiro caso, o animal foi recolhido pelo Desurb e, após procedimento técnico a cargo do veterinário do Departamento de Zoonoses, incontornavelmente sacrificado, para que o sofrimento fosse abreviado. Quanto ao segundo caso, o recolhimento do muar está sendo providenciado pelo poder público.

"Vale ressaltar que, apesar do auxílio prestado neste caso, a Seção de Controle de Zoonoses (SCZ), é responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), por meio do controle de pragas urbanas como baratas, ratos, mosquitos, entre outros, e pelo controle das populações de animais domésticos como cães e gatos, devendo ser registrado que maus-tratos contra animais é crime previsto em Lei, e a ocorrência terá que ser direcionada à Polícia Militar Ambiental, instituição competente para tal", informa a administração.

A nota acrescenta que, de acordo com o artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, é crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com pena prevista de três meses a um ano de detenção.

"Ressalte-se ainda que o poder público municipal abomina qualquer tipo de conduta que atente contra a integridade dos animais", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪