OPINIÃO: enquanto existir pessoas coniventes com a exploração de animais de "raça" apenas para satisfazer o próprio ego, infelizmente, esse tipo de comércio não terá fim!
---------------------------------------
Uma operação resgatou 48 cachorros de raça mantidos em condições de maus-tratos em um canil clandestino em Jaguaruna, no Sul catarinense. O homem suspeito de ser o responsável pelo local foi preso em flagrante e encaminhado ao presídio, informou a delegada Carolini de Bona.
Os cães estão recebendo tratamento e serão colocados para adoção. Um deles estava bastante debilitado e morreu nesta quarta-feira (20). O flagrante do canil clandestino foi feito na terça (19).
Foram encontrados no canil cães das raças akita, husky siberiano, samoieda, pastor-belga-malinois, cane corso, border collie e spitz alemão.
A ação da Polícia Civil ocorreu na terça e teve o apoio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e da Vigilância Sanitária. Os agentes foram até o local após receberem uma denúncia.
Situação dos cachorros
Quando chegaram ao canil, encontraram cães subnutridos, presos em correntes curtas que não permitiam que os animais deitassem, higiene precária e feridas expostas nos cachorros, sem tratamento adequado. O local não possuía abrigo contra sol e chuva e tinha forte cheiro de fezes e urina.
Um médico-veterinário que participou da ação constatou os maus-tratos, conforme a delegada. Os cachorros foram mantidos no canil, mas estão recebendo tratamento. Os veterinários afirmaram que havia cães com caquexia, fratura e sarna.
A delegada também disse que Organizações Não Governamentais de proteção aos animais indicaram que o suspeito era procurado em outras cidades do estado pelo mesmo crime, mas sempre conseguia fugir.
A lei 9.605/98 prevê pena de três meses a um ano de prisão para o crime de maus-tratos, além de multa.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário