OPINIÃO: é muita maldade e covardia! Felizmente, a bebê tamanduá sobreviveu, mas terá que viver com o trauma de ter visto a mãe sendo atacada e morta. Isso é aterrador!
-------------------------------------------
Duas fêmeas de tamanduás-mirins (Tamandua tetradactyla) vítimas de maus tratos foram resgatadas pelo Centro de Fauna do Tocantins (Naturatins) nesta quarta-feira, na região sul de Palmas. Tratam-se de um filhote e uma mãe que chegaram com vários ferimentos, incluindo indícios de cortes de facão. O animal adulto morreu.
De acordo com a Naturatins, os animais foram resgatados com os ferimentos em estado avançado de exposição. Mesmo com os esforços da equipe em cuidar da saúde do animal, a tamanduá-mamãe acabou morrendo. Já o filhote de tamanduá passa bem e foi encaminhado ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau).
Gabriel Rocha Freitas de Campos, médico-veterinário responsável pela Clínica do Cefau, relatou como foram os procedimentos de resgate e cuidados dos animais. A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) recebeu uma entrega voluntária dos tamanduás, que foram atendidos por uma equipe médica-veterinária parceira do Cefau que atua no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra).
"Foram ministrados os procedimentos de avaliação, com exames clínicos, limpeza e sutura dos cortes para tratamento das lesões", explicou Campos.
Segundo o veterinário, as lesões na fêmea adulta, que veio a óbito, apresentavam um estágio de miíase, que são larvas de moscas, dentro dos cortes ocorridos.
"Foram identificadas lesões profundas no pescoço, na face, na pata e em todo corpo. Já a fêmea filhote está bem nutrida, não apresenta ferimentos, será mantida na maternidade do Cefau até estar habilitada para o retorno à natureza".
Médico-veterinário do Cefau, Marco Túlio Filho, aponta que mesmo com todos os cuidados, não há previsão de quando o filhote, que ainda está em idade de amamentação, volte à natureza.
- Será uma longa trajetória de cuidados e alimentação especial, até que o filhote atinja a idade e condições de saúde adequadas à soltura.
De acordo com dados oferecidos por Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves, bióloga e inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, entre janeiro de 2017 a julho de 2021, foram recebidos no Cefau cerca de 24 Tamanduás-mirins com histórico de ameaças similares.
"A crueldade com que essa pequena fêmea agredida com golpes de facão, enquanto carregava seu filhote, não tem justificativa, já que se trata de um animal que não oferece qualquer tipo de ameaça para as pessoas", lamenta a bióloga.
A agressão ou qualquer outro tipo de maus-tratos aos animais silvestres é um crime ambiental e está sujeito a penalidades. A pena prevista é de detenção que pode variar de três meses a um ano e multa, podendo ser aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.
Contatos
Para falar com o setor de Fauna, o Naturatins disponibiliza os contatos por telefone (63) 3218.2660 ou via e-mail fauna@naturatins.to.gov.br e o canal Linha Verde para denúncia de crime ambiental, com atendimento de segunda a sexta-feira, durante expediente do serviço público estadual do Tocantins, por meio do telefone Linha Verde 0800 063 11 55, de mensagem no Linha Verde Zap (63) 99106-7787 e via internet, no Portal de Serviços do site do Instituto, através do Sigam, no Linha Verde – Denúncia. Para resgate de fauna silvestre, o contato do BPMA está disponível através do telefone 190.
Fonte: O Globo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir