OPINIÃO: recentemente, publicamos a história de um morador de rua que precisou fazer uma maca improvisada para resgatar o seu cachorrinho. Agora, mais um caso reforça a importância de um serviço público de apoio ao salvamento de animais sem lar vítimas de acidentes. Além de tudo já ser trágico por si só, há ainda o agravante do motorista sequer ter prestado socorro, o que é crime! Pobre cãozinho!
-----------------------------------------
Um cachorro morreu depois de ser atropelado por um caminhão na Vila Palmeira, em Itapetininga (SP). Segundo a União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), o cão demorou cerca de três horas para ser socorrido e ficou agonizando na sarjeta.
"O motorista negligenciou e várias pessoas passaram por ele e não o socorreram. Teve gente que postou foto e foi embora. Mas foto não salva vida", relata a presidente da ONG, Fernanda Nery.
O atropelamento aconteceu na manhã desta sexta-feira (11) e foi registrado por uma câmera de segurança. Nas imagens, é possível ver que o animal tenta atravessar a rua, quando é atingido pelo veículo. O motorista chega a reduzir a velocidade, mas continua o percurso.
De acordo com a UIPA, após o atropelamento, um morador tentou ajudar o animal e acionou a ONG, que chegou para fazer o resgate quase três horas depois. Fernanda alega que, neste período, alguém poderia ter levado o cachorro ao veterinário.
"Diariamente atendemos casos de maus-tratos, mas quando vimos as imagens da câmera de segurança, ficamos ainda mais chocados com a crueldade humana. É comprovado cientificamente que o as animais sentem dor. Algumas pessoas não tem sensibilidade e amor", desabafa.
Segundo a presidente da ONG, quando foi resgatado, o cachorro estava bastante ensanguentado e com as duas patas traseiras quebradas.
Juca, como foi chamado, foi levado até uma clínica veterinária, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde de sexta-feira (11), com hemorragia interna.
Ao g1, Fernanda contou que a UIPA monitora a situação e vai entrar em contato com a empresa responsável pelo caminhão. Caso a empresa não tome as medidas cabíveis, ela informou que vai registrar um boletim de ocorrência.
Na cidade de São Paulo, foi sancionada no ano passado uma lei que torna obrigatória a prestação de socorro a animais atropelados no município, por parte dos motoristas responsáveis pelos acidentes.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário