OPINIÃO: é triste e deplorável que frequentemente tenhamos que trazer aqui notícias de locais onde os animais deveriam estar seguros, como clínicas veterinárias e pet shops, se transformem em cenas de um filme de terror. É assustador demais não poder confiar naqueles que juraram proteger e cuidar dos animais, mas se dedicam a causar sofrimento e manchar os nomes das profissões.
--------
Um médico veterinário, de 38 anos, foi autuado em R$ 21 mil por maus-tratos a seis cachorros e um gato. Conforme a Polícia Militar Ambiental, os animais estavam em uma clínica veterinária, no Jardim Paulista, em Presidente Prudente (SP).
Ainda segundo a corporação, houve a denúncia de maus-tratos. Inicialmente, o médico veterinário proprietário do local se negou a receber os policiais. Então, a equipe solicitou reforço da corporação e do policiamento territorial, e o dono permitiu a entrada para fiscalização.
A Polícia Ambiental salientou que no interior da clínica havia dois cães “agonizando devido ao estado crítico de cinomose” e mais quatro cachorros presos em alas separadas, além de um gato. “Todos estavam em ambiente impróprio com muitas fezes e urina. O local estava com forte cheiro e muito sujo, com panos ensanguentados jogados pelo chão”, afirmou a corporação.
Também de acordo com a polícia, mesmo com a presença das equipes, o veterinário “tentou limpar o local com um pano molhado”.
Ao todo foram constatados maus-tratos a seis cachorros e um gato, sendo lavrado em desfavor do veterinário um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 21 mil, tendo infringindo o artigo 29 da Resolução SIMA 005/2021.
Os animais foram recolhidos e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente.
“O envolvido foi encaminhado à Delegacia Participativa de Presidente Prudente onde foi ouvido, sendo que tal órgão apurará o crime de maus tratos”, explicou a Polícia Ambiental.
Contrato com o CCZ
Por meio de nota enviada ao g1, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, informou que recebeu um chamado da Polícia Ambiental para atender e fiscalizar uma suposta ocorrência de maus-tratos a animais em uma clínica veterinária com quem o município mantinha contrato para prestação de serviços clínicos.
Ao chegar ao local, os técnicos do centro constataram a ocorrência e recolheram seis cães e um gato que estavam em condições inadequadas, levando-os para a sede do CCZ.
"O dono do estabelecimento foi multado pela Polícia Ambiental por maus-tratos a animais. O CCZ informa ainda que já havia iniciado o processo de rompimento do contrato com a clínica antes mesmo da denúncia apresentada pela Polícia Ambiental. Agora, com o registro do boletim de ocorrência e a multa aplicada pela PM, a prefeitura tem subsidio pra romper imediatamente o contrato", frisou o município.
Fonte: G1
Não tem o nome do criminoso, como sempre.
ResponderExcluirRealmente muito triste essa situação contra seres que não sabem se defender sozinhos...
ResponderExcluir