RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

15 maio 2022

‘Eu os salvei, mas, em troca, eles me salvaram’: ucraniana que permaneceu em Bucha resgatou centenas de animais


OPINIÃO:
essa veterinária é uma verdadeira heroína! Um símbolo de resistência e amor pelos animais. Você faz do mundo um lugar melhor, Mariia Mykytiuk. 
-----------
Após ver o marido ser convocado para ajudar na guerra e ter de enviar os filhos para a casa de amigos na Austrália, Mariia Mykytiuk decidiu que permaneceria em Bucha, uma das cidades mais destruídas pela ofensiva da Rússia contra a Ucrânia, com um único objetivo: ajudar a resgatar alguns dos muitos animais que foram deixados para trás após o esvaziamento da cidade.

Todos os dias, pouco antes do amanhecer, Mariia saía do porão de sua casa, nos arredores de Kiev, capital ucraniana, onde estava escondida, e ia percorrendo ruas com um martelo em mãos — utilizado para romper fechaduras de imóveis onde animais se encontravam presos. Retirado da caixa de ferramentas do marido, o instrumento, acompanhado de um saco de ração para atrair cães largados e feridos, era o companheiro da paramédica veterinária, de 36 anos.

"Foi horrível. Os animais choravam e andavam absolutamente solitários e perdidos. Os soldados russos eram terríveis. Se um cachorro latia porque estava com medo, era baleado", contou, em entrevista ao “Daily Mail”.

Ela cruzava várias ruas à procura de animais presos em domicílios, deixados para trás após grande parte dos 35 mil moradores deixarem o município após a invasão russa, em 27 de fevereiro — dali em diante, a sua casa, por exemplo, seria alvo dos militares russos em quatro ocasiões.

Mariia detalha que aprendeu rapidamente como retirar balas e estilhaços de tiros encontrados em cães e gatos. Outras pessoas que permaneceram na cidade passaram a levar animais encontrados com ferimentos para que tivessem um tratamento com ela.

"As pessoas me traziam cinco cães feridos todos os dias, mas nenhum morreu", comemora. "E quando fazia -5ºC, -10ºC à noite, os cachorros me abraçavam e me mantinham aquecida no abrigo antiaéreo. Eu os salvei, mas em troca eles me salvaram".

Ao longo dos 33 dias de invasão russa na cidade, Mariia conta que chegou a cuidar de 120 animais simultaneamente. Em uma ocasião, a casa dela foi abordada por militares russos, que procuravam o seu marido.

"Socar [um dos cachorros] começou a latir para eles. Ele estava me protegendo, mas um dos soldados pegou seu rifle e o matou a tiros. Eu cuspi nele. Ele empurrou [o rifle] no meu ombro. Eu tinha certeza de que meu tempo havia acabado, mas um dos outros disse: 'Vamos, vamos', e eles fizeram buscas meu prédio e foram embora", conta.

Artigo:  Conselho da ONU modera tom em busca de consenso sobre violações na Ucrânia, mas reforça necessidade de investigação

Apenas no dia 1º de abril a Ucrânia recuperava o controle de Bucha. A descoberta de valas comuns na área desatou uma investigação sobre possíveis crimes de guerra cometidos pela Rússia. Vizinhos e amigos de Mariia que voltaram para a cidade já se reuniram novamente com seus cães e gatos.

"Eles dizem: 'Obrigado por salvar meu animal de estimação’. Eles me chamam de heroína, mas não tenho certeza. Estou apenas fazendo meu trabalho e, além disso, acho que foram os animais que me salvaram", reitera.

Um comentário:

  1. Isso é que é HISTÓRIA. Nada neste mundo paga o que ela fez, e com esse coração, irá continuar a fazer.... E disse uma verdade, se todos no mundo soubessem que somos nós os mais beneficiados qdo ajudamos um animalzinho, esse Planeta Azul ascensionaria num estalar de dedos.

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪