OPINIÃO: Não é de hoje que vimos alertando a sociedade pela irresponsabilidade humana sobre o uso de animais para alimentação.... E mesmo com o impacto da COVID, não parece que haja uma preocupação das autoridades sobre o que de real existe incontestavelmente.
--------------------------------
Na quarta-feira (8), a organização Proteção Animal Mundial lançará o documentário “Bactérias Multirresistentes: Uma Ameaça Invisível” em sessão pública gratuita no Cine Petra Belas Artes, em São Paulo (SP). Após a exibição, realizadores e especialistas participarão de um debate com o público.
Dirigido por Gabriel Iorio e Denis Bertoncello, o documentário filmado no Paraná, que tem duração de 20 minutos, será disponibilizado no canal da Proteção Animal Mundial no YouTube na quinta-feira (9).
De acordo com o filme, as bactérias multirresistentes que estão surgindo no contexto da pecuária a partir do uso excessivo de antibióticos, ou seja, para atender a demanda dos consumidores por proteína animal, são uma ameaça silenciosa que está afetando a saúde das pessoas, dos animais e do ambiente.
“Exames apontam um leque restrito de medicamentos que podem ter algum sucesso no tratamento, ou, o que é pior, identificam total ausência de alternativas para alcançar a cura. O mais alarmante é que a água que bebemos ou os alimentos que consumimos podem estar entre os culpados para essas infecções fatais.”
Em abril, a Proteção Animal Mundial lançou a campanha “Haja Estômago!”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o problema.
“Consumimos muita carne, de manhã (presunto, mortadela, etc), no almoço e no jantar. Consequentemente, a indústria passou a produzir mais animais”, destaca a campanha, acrescentando que isso deu origem aos animais de criação industrial intensiva, que vivem aglomerados, estressados e mais suscetíveis a doenças.
Segundo a campanha, para mascarar o problema, produtores estão dando aos animais antibióticos como forma de prevenção. O uso indiscriminado mata as bactérias fracas selecionando as fortes e resistentes aos antibióticos, assim originando bactérias multirresistentes.
“Essas bactérias resistentes a antibióticos acabam sendo transmitidas aos seres humanos, prejudicando não só a saúde dos animais, mas também a nossa.”
Clique aqui e leia a matéria sobre bactérias multirresistentes encontradas perto de granjas de suínos no Paraná.
A sessão pública do documentário tem vagas limitadas. Para participar, é preciso reservar o ingresso pela plataforma Sympla – clique aqui.
Fonte: Vegazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário