RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

24 outubro 2022

Cadela Pretinha conquista cidade como ‘funcionária’ da prefeitura de Ibirité, na região metropolitana de BH


OPINIÃO:
Ah, se todos os lugares tivessem pessoas sensíveis como estas, né?
-------------
Durante seis anos vivendo nas ruas, o animal cativou funcionários da prefeitura e hoje "reforça" a segurança do local.

O novo "reforço" na segurança da Prefeitura de Ibirité, na região de metropolitana de Belo Horizonte, tem feito sucesso entre moradores e funcionários.

O rabo abanando é um indício da felicidade de quem já amargou a vida nas ruas. Pretinha é uma vira-lata que circulava por Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte.


“Eu conheci quando ela andava aqui pela rua da prefeitura, mas ela era, tadinha, magrinha. A gente ia almoçar nos restaurantes aqui perto, ela ia atrás da gente querendo comida; ela sabia que ia sobrar um pouquinho do almoço e a gente ia colocar ali na esquininha para ela, ali fora. Aí depois, com o tempo, que ela foi chegando mais”, conta a auxiliar de administração Regina Célia.

Com esse jeitinho meigo, das ruas, a Pretinha começou a entrar na prefeitura. E, durante seis anos, foi conquistando cada um dos servidores e de repente, já estava com acesso livre em todos os setores. Aí já não dava mais para ser mais uma vira-lata abandonada.

Pretinha ganhou água, comida, teto, segurança, afeto. Certeza de pertencimento. Agora mais um reconhecimento: ela não anda só com coleira. Ganhou crachá da prefeitura: "Pretinha mascote”.

“A Pretinha foi efetivada aqui na Prefeitura Municipal de Ibirité. Acho, assim, que ela está muito feliz aqui e é um animal que deixou a gente muito mais tranquilo. Deixou o ambiente muito mais agradável de trabalhar”, conta a engenheira Regiane Paiva.

Um carinho que foi retribuído com "trabalho" com os colegas vigias.
“Quando dá cinco e pouco da manhã, eu já estou aí para pegar serviço. Ela já está na porta esperando, alegre, pulando na porta, me esperando chegar. Eu mais a Pretinha fomos nos identificando como amigos, como companheiros. E assim é até hoje, um vínculo cada vez mais próximo”, conta o vigia Adriano Moraes.

E como funcionária exemplar, ganhou alguns benefícios.
“O primeiro pão de queijo é ela quem come. Tem que ir cortando os pedacinhos, dando na boca dela. Se for pedaço grande também, ela não aceita. Ela deixa no chão e faz pirraça até cortar os pedacinhos”, conclui o vigia.

Um carisma que foi reconhecido não só no "trabalho" como vigia. Pretinha virou estrela das campanhas de conscientização das secretarias de Trânsito, de Saúde e do Meio Ambiente. De um bichinho sem teto, Pretinha agora mora num casarão. De um animalzinho abandonado, se tornou um xodó de uma cidade inteira.

“Não tem o que falar dessa cachorrinha. Todo o pessoal que vem aqui, gosta dela. Ela bate o olho na gente e já conhece quem é a pessoa. Ela já conhece. Ela já sabe quem eu sou, quem ele é. Ela é espetacular, ela é”, diz o vigia Sebastião Crivelata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪