RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

03 janeiro 2023

Bombeiros explicam que retirada de enxames não pode afetar os animais


OPINIÃO:
Coisa de uns 2 anos, acompanhei a morte de mais de 30 cães que morreram ferroados  na casa de uma protetora aqui no Rio após um ataque de abelhas. Os bombeiros não atendem se não tiver vítimas humanas. Mandam procurar apicultores que COBRAM SIM para retirar as abelhas. Só se em Tocantins é diferente. Aqui cobram sim e não é barato. Agora o pior é que eles matam as bichinhas, pois, nunca se interessam em levá-las para seus "ditos" apiários. Isto foi confessado por um deles pra mim quando questionei para onde eles levavam os insetos...
----------
Moradores da zona rural de Porto Nacional foram atacados no fim de semana. Como só animais foram ferroados, equipes não foram enviadas para o local.

Ataques de abelhas estão acontecendo com uma maior frequência no Tocantins e isso pode estar ligado ao período de chuvas. Em caso da presença de enxames, a população deve seguir orientações para acionar as forças de segurança e segundo os Bombeiros, o socorro é feito de forma que não afete os insetos e o habitat natural da espécie.


No sábado (31), um enxame atacou e até matou animais de uma propriedade na zona rural de Porto Nacional, na região central do estado. Os moradores do local e amigos organizavam um almoço e tiveram que ficar mais de duas horas trancados dentro de casa esperando que os insetos se espalhassem. Pelo menos 14 galinhas morreram e dois cães ficaram feridos.

De acordo com o bancário Iuri Volney Dias Neves, de 38 anos, os bombeiros foram chamados mas não teriam prestado socorro, mas teriam recebido a resposta de que ‘não havia equipe para atender na zona rural’.
 
De acordo com o tenente-coronel Cléber José, do Corpo de Bombeiros, a legislação garante a proteção de animais silvestres e como o enxame estava em seu habitat natural, as equipes não têm orientação para fazer a remoção. Por isso não houve atendimento à ocorrência na fazenda de Porto.

“Nós do Corpo de Bombeiros interferimos em situações emergenciais. Nosso atendente procurou saber do solicitante se havia pessoas atacadas, ferroadas, ao que houve uma resposta negativa. 

Em seguida ele ainda fomentou que, caso houvesse algum ataque ou situação emergencial, que ligassem informando”, explicou, ressaltando ainda que se tivesse algo nesse sentido a captura das abelhas só poderiam ser feita no período noturno.


O que fazer?
Em situações como essa vivida pelos moradores de Porto Nacional, o tenente-coronel orientou que os Bombeiros devem ser acionados e que os solicitantes deem todos os detalhes do ataque . “Por meio desse detalhamento, nós sabemos a maneira mais coerente e quais materiais usaremos pra solução. Nesse caso, não houve essa resposta por esse motivo. Caso houvesse, nosso pessoal estaria pronto”, afirmou.

Outra orientação importante repassada pela autoridade é que a população entre em contato com apicultores da região, que também têm preparo para lidar com os enxames de abelhas. “Eles costumam se deslocar para esses locais sem cobrar nada, pois é de interesse deles remanejar de maneira coerente e legal a captura dessas abelhas”, disse.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪