RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

27 março 2023

Doze golfinhos são encontrados mortos em praia do litoral de SP


OPINIÃO:
A gente sabe que, mesmo sabendo os motivos, os culpados não serão punidos.... Quem vai enfrentar a industria pesqueira?
-------------
Doze golfinhos da espécie Pontoporia blainvillei, popularmente conhecido como toninha, foram encontrados mortos, na Praia do Indaiá, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Os animais foram retirados da faixa de areia pelos técnicos de campo do Instituto Gremar nesta quinta-feira (23).

A equipe identificou quatro golfinhos machos adultos e oito fêmeas, sendo uma filhote, duas juvenis e cinco na fase adulta. Segundo o Instituto, as carcaças estavam em início do processo de decomposição e com alguns machucados.


Todos os animais foram encaminhados ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, do Guarujá, na cidade vizinha, para a realização de exames de necropsia. O Gremar disse que somente após as análises poderão ser identificadas as causas das mortes.

"Não é possível afirmar, mas pela quantidade de animais mortos, não sugere uma situação natural. Vamos aguardar as análises dos exames", explicou o Instituto, por meio de nota enviada ao g1.
 
Encalhes recentes
De acordo com o Gremar, desde janeiro de 2023, 53 toninhas encalharam no mesmo trecho, incluindo a ocorrência desta quinta-feira (23). De janeiro a dezembro de 2022, foram registrados 110 encalhes de golfinhos da espécie toninha e todos em óbito, também no mesmo local.

O trecho é monitorado pelo Instituto Gremar em ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), nas cidades de Bertioga, Guarujá, Santos e São Vicente.

De acordo com o Instituto, os fatores que mais afetam a sobrevivência desses animais são: interação com redes de pesca, a poluição das águas e a sobrepesca, que reduz a disponibilidade de alimento e a poluição sonora causada pela intensa atividade portuária.


A espécie
O Gremar explicou que a 'toninha' é uma das menores espécies de golfinho do mundo, ocorrendo apenas na América do Sul, entre o Espírito Santo, no Brasil, e o Golfo San Matias, na Argentina. Além disso, está sendo considerada a mais ameaçada do Brasil entre os golfinhos.

As fêmeas têm apenas um filhote a cada um ou dois anos e a gestação dura aproximadamente 11 meses, o que é considerado um longo período quando se trata de recuperar as populações.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪