RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

13 abril 2023

Leamesp é multada em R$ 7 mil após estudantes de medicina levarem galinhas para ginásio


OPINIÃO: Há alguns anos atrás um torcedor de futebol, aqui no Rio, jogou uma galinha no campo durante o jogo. Não prestou né? Meti uma ação. Vou procurar a matéria e publicar aqui.... Mas, tem que fazer isto mesmo. Porque é galinha não merece respeito? Tem gente que diz que pode fazer qualquer coisa porque "ela vai morrer mesmo".... ô nojo!!!!!
------- 
Estudantes aparecem em vídeo chacoalhando aves e as colocando sobre a cabeça de colegas em São Carlos (SP), no sábado (1º). Polícia Civil e Ministério Público apuram maus-tratos.
 
A Prefeitura de São Carlos (SP) multou a Liga Esportiva das Atléticas de Medicina do Estado de São Paulo (Leamesp) em R$ 7.020,43 após estudantes de medicina levarem duas galinhas para os jogos universitários Pré-Intermed, no fim de semana.

O Ministério Público e a Polícia Civil apuram denúncia de maus-tratos contra as aves. Em nota enviada ao g1, a Leamesp informou que o caso foi isolado e não é endossado pela organização. Disse também que ainda não foi notificada pela administração municipal. (veja abaixo o posicionamento completo).
 
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram dois estudantes da Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca), segurando duas aves e as chacoalhando conforme a batida da bateria, em um ginásio.  


Em outro trecho, um dos estudantes coloca a ave em cima da cabeça dos outros universitários.
 
Multa
Segundo a prefeitura, a multa foi por "utilizar indevidamente duas galinhas no dia 01/04/2023 no Ginásio do bairro Redenção em São Carlos/SP". A entidade terá prazo de 10 dias para pagar o valor ou apresentar defesa. As aves foram apreendidas.

A autuação foi com base no artigo 32 da Lei Federal n⁰ 9.605/1998 (praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos) e na Lei Municipal n⁰ 18.059/2016, que fala de "arrojar aves e outros animais nas casas de espetáculos ou exibi-los em quaisquer lugares para tirar sorte, realizar acrobacias ou demais atividades de entretenimento que deles exijam maus-tratos em praticas de condicionamento, com sofrimento e/ou danos físicos e/ou psíquicos".
 
Investigação de maus-tratos
As investigações começaram depois que o deputado federal Delegado Matheus Loiola (União Brasil) fez denúncias sobre o suposto caso de maus-tratos ao Ministério Público, à Polícia Civil, à prefeitura e ao Centro Universitário Padre Albino, responsável pela Fameca.

Não havia autorização para que as aves estivessem no ginásio. As galinhas foram apreendidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) em um alojamento em uma chácara na tarde desta segunda-feira e encaminhadas ao posto zootécnico da cidade.

As aves ficarão disponíveis por cinco dias para a retirada no canil municipal.
 
Em nota o 7º Promotor de Justiça de São Carlos, Flávio Okamoto, disse que determinou a imediata expedição de ofício requisitando ao delegado seccional a instauração de inquérito policial para apuração de crime de maus-tratos contra animais, baseado no artigo 32 da Lei 9.605/98.

A administração municipal também informou que os responsáveis foram notificados para que não utilizem animais em atividades da competição esportiva, que é realizada até 8 de abril.
 
O g1 procurou o Centro Universitário Padre Albino, onde os estudantes cursam medicina, e aguarda retorno. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que o caso é investigado pelo 4° Distrito Policial de São Carlos, que instaurou um inquérito policial para apuração dos fatos.


O que diz a organização da Pré-Intermed
"A Organização da PRÉ INTERMED vem, em decorrência do ocorrido no dia 01 de Abril, por meio deste comunicado, esclarecer que jamais compactuou de práticas que atentem contra a dignidade dos animais. O caso envolvendo a utilização de aves (galinhas) de maneira jocosa tratou-se de um evento isolado e que não é, de forma alguma, endossado pela Organização.

Esclarecemos que, tão logo que o fato chegou ao nosso conhecimento, procedemos com as devidas apurações, bem como prestamos todo o suporte à Administração Municipal para que as aves fossem recolhidas, prezando pelo bem estar e a segurança das mesmas.

Informamos também que já adotamos procedimento preliminar de apuração da conduta da equipe desportiva e que, após conclusões, aplicaremos com rigor as regras de nosso Regimento e da legislação pertinente.

Reconhecemos o direito ao bem estar físico e psicológico, bem como à dignidade dos animais, consagrados pela Constituição Federal e pela Legislação Municipal e reiteramos nosso compromisso com a lei, com a ética, moral e com a cidade de São Carlos.

Destacamos, por fim, que as aves utilizadas foram recolhidas na presente data pelo Departamento de Defesa e Controle Animal da Prefeitura Municipal de São Carlos e que as mesmas se encontravam sadias e sem sinais de maus-tratos.

Sobre a aplicação da multa, informamos que a organização ainda não foi devidamente notificada pela Administração Pública Municipal.

São Carlos, 04 de Abril de 2023.
Organização PRÉ INTERMED."

O que diz a Atlética da Med Catanduva
 

Pelo Instagram, a Associação Atlética Acadêmica Dr. Emílio Ribas (AAAER) disse que não se responsabiliza por atitudes individuais dos membros da torcida e que repudia qualquer tipo de agressão, maus tratos à pessoas e animais, assédios ou qualquer ato que ofenda o direito ao próximo. (Veja abaixo o posicionamento completo)

"A Atlética da Medicina Catanduva incentiva a prática de esportes e eventos sociais da faculdade.
Durante os jogos, não nos responsabilizamos por atitudes individuais dos membros da torcida, porém repudiamos qualquer tipo de agressão, maus tratos à pessoas e animais, assédios ou qualquer ato que ofenda o direito ao próximo.

A respeito do animal levado em quadra, identificamos os responsáveis que já foram devidamente punidos. Além disso, nos certificamos de que os animais estão bem e vivos. Qualquer boato além disso acabou tornando-se fake news.

A Atlética pede desculpa para qualquer pessoa que tenha se sentido mal ou ofendida com os vídeos que estão circulando. A Atlética tem trabalhado para que nenhum ato se repita".

Briga generalizada
No sábado (1º), os estudantes da Fameca e da PUC de Campinas, que participam dos jogos, protagonizaram uma briga generalizada no Ginásio Milton Olaio Filho. A motivação ainda é desconhecida e ninguém ficou ferido.

A Leamesp multou a Atlética da Medicina da PUC Campinas e tirou a torcida de 6 jogos de todas as modalidades, além de tirar a torcida da Fameca de 3 jogos.

Fonte: G1

Um comentário:

  1. Independentemente da ideia de quem, estes futuros estudantes de 'medicina' vão fazer a mesma coisa com os pacientes a serem atendidos? Se tratam um ser vivo desta maneira, já estão vendo os pacientes como 'galinhas'?

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪