-------
Um geoglifo que foi encontrado por arqueólogos no deserto de Nazca, no Peru, em 2020, continua sendo um mistério para autoridades peruanas. O geoglifo tem 37 metros de comprimento e, de acordo com suas características estilísticas, é anterior às famosas figuras do Pampa Nazca, datando de 100 a.C. a 200 a.C, e até hoje é um mistério sua função
Um geoglifo que foi encontrado por arqueólogos no deserto de Nazca, ao sul do Peru, em 2020, continua sendo um mistério para autoridades peruanas. A descoberta do desenho em forma de gato foi anunciada na época pelo Ministério da Cultura peruano, entrando para uma longa lista de figuras do tipo: as Linhas de Nazca, que em 1994 foram designadas Patrimônio Mundial pela Unesco.
Elas foram criadas entre 100 a.C. e 300 d.C. pela população que vivia na região. Sua função, entretanto, até hoje é um mistério, alguns especialistas sugerem que eram utilizadas para fins ritualísticos e para situar viajantes em relação aonde estavam. Porém as imagens só podem ser vistas com clareza do céu. Na época da datação dos geoglifos os humanos estavam muito longe de inventar veículos e muito menos voadores.
“As linhas e geoglifos constituem uma paisagem cultural de profundo significado e simbolismo, pois expressam o mundo mágico e religioso das sociedades pré-hispânicas Paracas e Nasca, que por mais de 1.500 anos os desenharam nas areias e montanhas do deserto”, afirma o governo peruano, em declaração à imprensa. “Hoje, elas são um testemunho do gênio criativo dos antigos colonos americanos e dos conceitos e formas únicas de expressão religiosa que desenvolveram ao longo de sua história.”
A figura do gato foi encontrada na lateral de uma colina e, segundo os pesquisadores, mal era visível: devido à sua localização e aos efeitos da erosão natural, o desenho estava desaparecendo. O geoglifo tem 37 metros de comprimento e, de acordo com suas características estilísticas, é anterior às famosas figuras do Pampa Nazca, datando de 100 a.C. a 200 a.C.
Em 1994, quando as Linhas de Nazca foram classificadas como Patrimônio Mundial da Unesco, apenas 30 desenhos do tipo haviam sido encontrados. Com o passar dos anos, pesquisas revelaram mais 40 geoglifos até 2015 e, no fim de 2019, mais 143 figuras foram encontradas. “Com essa descoberta (o gato), mais uma vez, revela-se o rico e variado legado cultural que guarda a zona, que também se insere na área inscrita na Lista do Património Mundial da Unesco”, disseram os porta-vozes do Ministério.
Fonte: Observatório3setor
Uau! Ou seria miau? Muito lindo! Mistério mesmo.
ResponderExcluirMuito legal, adoro esses mistérios e enigmas do passado.
ResponderExcluir