OPINIÃO: Como entender o comportamento de Wilson de não atender aos chamados? isto é que me impressionou em toda esta história..... Pra mim, ele está buscando o caminho de volta para o quartel onde vivia.... isto se estiver ainda vivo.... Pobre Wilson... que Deus o ajude!!!
-----------
A vida dos nossos comandos também vale: “Temos mais responsabilidades em outras áreas do país, nossos homens também estão expostos às doenças da selva e aos riscos que ali existem”, diz o general Pedro Sánchez.
O cachorro Wilson, um pastor belga Malinois, conquistou os corações de todos os colombianos. Este cachorrinho, de apenas 2 anos, foi fundamental no resgate e busca de Lesly (13 anos), Soleiny (9), Tien Noriel (5) e Cristin (1), as quatro crianças indígenas que sobreviveram por 40 dias no densa selva entre Guaviare e Caquetá.
Infelizmente, nesta segunda-feira, as Forças Armadas anunciaram que agora é improvável que Wilson apareça na selva, razão pela qual a Operação Esperança será oficialmente cancelada nos próximos dias .
“Tudo tem um fim e você tem que ter bom senso com isso. Nosso Wilson fez um ótimo trabalho, mas você também precisa estar ciente de onde está. Fizemos absolutamente tudo o que era possível. Colocamos comida em pontos-chave, o que coloca nossas tropas em alto risco", disse à Blu Radio o general Pedro Sánchez, comandante das Forças Especiais da Operação Esperanza.
A condecoração de Drugia, mãe de Wilson, foi o fim da história. “Este é um reconhecimento que nosso país faz àqueles de nós que servem com todo o esforço para salvar vidas. Por isso, ontem a mãe de Wilson, nossa cachorra Drugia , também foi homenageada com a medalha de bons serviços como símbolo, como homenagem póstuma ou como lembrança de que, embora Wilson possa permanecer na selva, ele sempre estará no coração de todos os colombianos. Ele certamente será lembrado como um herói de quatro patas desta Operação Esperança”, diz o general ao médium citado anteriormente.
Mesmo para os militares, as esperanças de encontrar o canino são mínimas devido às condições da selva. Wilson está localizado a 180 quilômetros de San José de Guaviare, em uma selva completamente virgem. É um ambiente bastante inóspito, que pode ser acometido por animais perigosos como onças, cobras venenosas ou até mesmo outras bactérias.
Wilson, Ulises, Tellius e outro canino participaram das missões de busca e salvamento da Operação Esperança. Os outros três cachorros, após vivenciarem a agressividade da selva, voltaram em segurança para sua família. Infelizmente, as chances de Wilson são pequenas. “Wilson também pode adoecer ali, naquele lugar inóspito, e é improvável que aguente muito tempo ali na selva”, explicou o general Sánchez à Blu Radio.
Por que eles não continuam procurando o cachorro Wilson na selva?
Os colombianos expressaram sua tristeza e repúdio ao saber que as autoridades não continuarão procurando por Wilson na selva. Diante disso, as Forças Armadas garantiram que fizeram tudo ao seu alcance, como usar duas cadelas no cio para atraí-lo, deixar sua roupa de guia canina, e até as unidades permaneceram estáticas preparando alimentos para produzir odores que o atraíssem. , mas nada trouxe resultados.
Wilson foi visto pela última vez em 28 de maio. As crianças confirmaram que o cão esteve com eles por vários dias e os acompanhou, guiou e brincou com eles na selva. Atualmente, existem menos de 40 policiais procurando por Wilson. Nos próximos dias, o Comando-Geral da Força Militar anunciará o fim da Operação Esperança.
“Estamos fazendo uma avaliação muito criteriosa de tudo o que apuramos para tomar a decisão mais sensata. Temos mais responsabilidades noutras zonas do país, os nossos homens também estão expostos às doenças da selva, aos riscos que aí existem e eu respondo por essas vidas, também vale a vida deles, a dos nossos comandos. O comando anunciará no momento que é prudente que esta Operação Esperança termine”, conclui o general Sánchez.
Fonte: ElEspectador
Lamentável já terem desistido dele
ResponderExcluireis mais um modo de exploração animal...agora, e que bom que as crianças foram localizadas e estão a salvo mas o soldado "sem livre arbítrio" de participar das busca e ou outros "serviços", agora, pode ser deixado á própria sorte e isso tem um nome CRUELDADE!!!
ResponderExcluir