-----------
Um grupo de mais de 50 baleias -piloto morreu após um encalhe em massa em uma ilha do noroeste da Escócia, de acordo com uma instituição de caridade marinha no local.
O British Divers Marine Life Rescue (BDMLR), que respondeu ao relatório do encalhe no domingo, disse que a maior parte do casulo de 55 pessoas morreu logo após dar à costa na vila de North Tolsta, na ilha de Lewis, com apenas 15 ainda vivos. quando foram encontrados no domingo de manhã.
“Muitos dos animais já foram encontrados mortos, então parece que eles ficaram presos durante a noite”, disse Dan Jarvis, diretor de bem-estar do BDMLR.
Falando à CNN na segunda-feira, ele explicou que as baleias só podem sobreviver por cerca de seis horas em terra antes de começarem a se deteriorar.
As baleias-piloto são animais sociáveis, por isso, se uma ficar encalhada, os especialistas acreditam que outras do grupo irão segui-la e também ficarão encalhadas.
“Eles perderam a capacidade de suportar seu próprio peso quando estão fora da água porque vivem no ambiente marinho, onde são essencialmente leves – sua estrutura esquelética não precisa mais suportar seu próprio peso”, disse Jarvis CNN.
Quando os animais marinhos começam a se alongar, eles gradualmente começam a “se esmagar sob o próprio peso”, o que pode interromper a circulação e levar ao acúmulo de toxinas que podem ser fatais, explicou.
O corpo de uma baleia jubarte jaz em uma praia em Brigantine NJ, depois de ter chegado à praia na sexta-feira, 13 de janeiro de 2023.
Foi a sétima baleia morta a chegar à praia em Nova Jersey e Nova York em pouco mais de um mês, gerando ligações por uma interrupção temporária na preparação do parque eólico offshore no fundo do oceano de legisladores e grupos ambientalistas que suspeitam que o trabalho possa ter algo a ver com as mortes. (Foto AP/Wayne Parry)
O que está matando baleias na costa nordeste? Não são projetos de parques eólicos, dizem especialistas.
Após tentativas de reflutuar duas das baleias mais ativas, uma foi libertada com sucesso, enquanto a outra foi reencalhada e morreu mais tarde.
As autoridades decidiram sacrificar as baleias restantes, que estavam fora da água por horas, por “motivos de bem-estar” por volta das 15h30 (10h30 ET), depois de concluir que a “praia rasa e as condições das ondas fortes também o tornavam inseguro para reflutuar os animais restantes”, disse o comunicado do BDMLR.
O Scottish Marine Animal Stranding Scheme (SMASS) disse que poderia ser o “maior evento de encalhe em massa fatal que tivemos na Escócia em décadas”.
Por que os encalhes acontecem?
Conhecidas por serem gregárias, as baleias-piloto têm “laços sociais e emocionais extremamente fortes umas com as outras”, disse Jarvis à CNN. “Se um animal está em dificuldade e fica encalhado, o resto do grupo – ou pelo menos alguns deles – seguirá esse animal em apuros e ficará encalhado também.”
Uma das baleias mortas parecia ter um prolapso vaginal, que os especialistas acreditam que pode ter sido a razão pela qual todo o casulo foi encalhado.
O SMASS disse nas redes sociais que irá “realizar amostragem e necropsias” das baleias para entender melhor sua saúde e por que elas podem ter encalhado.
Os encalhes de baleias estão aumentando no Reino Unido, embora os especialistas ainda estejam procurando uma razão para esse aumento.
“Não sabemos ao certo por que isso pode acontecer, se é uma mudança no alcance e na distribuição da população. Talvez seja relacionado à mudança climática e eles estão sendo empurrados para mais perto da comida, ou para longe de outras áreas que costumavam habitar e estão explorando novas áreas”, disse Jarvis.
Peter Evans, um veterano cientista de mamíferos marinhos e diretor da Sea Watch Foundation, uma organização de pesquisa ambiental marinha do Reino Unido, disse à CNN em um e-mail na segunda-feira que, embora os encalhes de baleias em geral não estejam aumentando, eles podem estar no caso de certas espécies.
“As tendências podem refletir o aumento do tamanho da população, alguma pressão humana específica causando mortalidade (por exemplo, ruído subaquático, emaranhamento em equipamentos de pesca) ou simplesmente relatórios aprimorados”, disse ele.
Uma das causas do ruído subaquático é o uso de sonar – usando ondas sonoras para ver na água – pelos militares. De acordo com um estudo publicado na revista PNAS no ano passado , várias espécies de baleias diminuíram ou interromperam os comportamentos de forrageamento quando ouviram sonares navais ou sons de predadores.
Mas não há uma causa única para o encalhe, enfatizou Evans, acrescentando que eles podem ser resultado de ferimentos, problemas de saúde ou erros de navegação.
Os encalhes de baleias-piloto são comuns em todo o mundo. No Reino Unido, o maior encalhe de baleias-piloto ocorreu na Escócia em 2011, quando 77 foram encontradas presas na costa norte do país, segundo Jarvis.
Em setembro passado, cerca de 200 encalharam na costa da Tasmânia, na Austrália. Desse número, apenas 35 sobreviveram e foram reflutuados. O maior encalhe da Tasmânia foi em 2020, quando foram encontradas mais de 450 baleias-piloto.
Fonte: CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário