RECEBA NOSSOS BOLETINS

Newsletter
Email *
Nome

30 agosto 2023

Caso suspeito de gripe aviária fecha Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama no Rio de Janeiro


OPINIÃO
: Tomara que  o vírus não se propague porque senão, haverá uma mortandade enorme entre os silvestres não só pela doença como pelo abate que humanos farão....
----------
Unidade que abriga mais de 700 bichos ficará interditada por 14 dias, até que exames laboratoriais confirmem ou descartem a contaminação de urubu. Ave precisou ser eutanasiada
----------- 
Única unidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente ( Ibama) capacitada para reabilitar e devolver à natureza aves, mamíferos e répteis apreendidos ou resgatados, no Estado do Rio de Janeiro, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no município de Seropédica, na Baixada Fluminense, está fechado temporariamente para o recebimento e saída de animais. 

Um caso suspeito de gripe aviária provocou a suspensão das atividades do Cetas por tempo indeterminado. A unidade onde estão abrigados atualmente 761 bichos, entre eles 431 pássaros, foi interditada nesta quinta-feira, por agentes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seapa) .
 
Um ofício da direção do Cetas, endereçado a instituições como Polícia Rodoviária Federal, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Polícia Militar, comunicou a interrupção temporária do serviço de recebimento de animais e a suspensão das atividades da unidade do Ibama. 


Um urubu que chegou ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, no último dia 10, vindo de Japeri com um problema na asa, começou a apresentar sintomas da doença como andar em círculos, perda de equilíbrio e dificuldade respiratória, nesta quarta-feira. 

A ave que estava isolada no setor de triagem precisou ser eutanasiada. Nesta quinta-feira, agentes da Superintendência da Seapa, usando equipamentos especiais como roupas de proteção e máscaras, recolheram material biológico do pássaro. 

Uma análise será feita em laboratório para confirmar ou não se o animal foi contaminado pelo vírus da influência aviária. Os exames deverão ficar prontos em 14 dias. Durante este período o Cetas permanecerá fechado sem receber ou libertar animais.

Não é primeira vez que um caso suspeito de gripe aviária é detectado no Cetas. Em maio, outra ave (biguá) também apresentou sintomas semelhantes, mas um exame laboratorial descartou a hipótese da doença.

O Estado do Rio de Janeiro decretou emergência zoosanitária pelo prazo de 180 dias após identificação de 16 casos de gripe aviária em aves silvestres no território fluminense. 


A decisão foi publicada no Diário Oficial, na edição do último dia 17 de agosto. No entanto, a população não deve se preocupar, pois não há registro da doença na avicultura comercial do estado.

Fonte: EXTRA

2 comentários:

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪