OPINIÃO: Acho tão triste quando as pessoas chamam o jornalismo da Globo de "Globo Lixo". Não existe outro canal que apresente uma matéria de qualidade como esta.... Acho que estas pessoas sofrem do complexo do vira-lata..... é uma pena porque, graças a grande campanha de ONG´s pelo mundo inteiro, o virinha se tornou muito importante....
------------
O Pantanal recebeu a primeira cheia depois de quatro anos de seca e fogo, com flores e vida nova. E o Fantástico mostra, com "A Jornada da Vida", como a maior planície alagada do mundo está renascendo.
Na pior seca dos últimos 60 anos, um quarto de todo o Pantanal foi queimado. Dezessete milhões de animais vertebrados morreram queimados, sufocados ou na fome que veio depois da destruição da floresta.
Agora, fazer o que é certo para a manutenção do Pantanal pode envolver, inclusive, manipular o inimigo. Uma fazenda no Pantanal Sul foi a primeira do país a conseguir licença para fazer o manejo do fogo.
A queima controlada, feita na época certa, serve para eliminar a vegetação que seria combustível para incêndios na estação da seca. O procedimento é acompanhado de perto pelos bombeiros e pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente.
Com as áreas reestruturadas, os animais passaram a retornar e tomar conta do espaço novamente. Além das onças e jacarés, está sendo possível manter a criação de gado sem perdas de rebanho.
Para isso, um grupo de fazendeiros utiliza um corredor de preservação no Pantanal onde grandes áreas são interligadas para dar espaço aos animais. A área tem três vezes o tamanho do município de São Paulo, e os donos tentam garantir um uso sustentável.
No entanto, um novo tipo de fazenda também tem avançado sobre o Pantanal: tudo é derrubado para dar lugar ao gado intensivo e à soja. Para o Ministério Público, o desmatamento está impactando o bioma.
Fonte: G1/Fantástico
Nenhum comentário:
Postar um comentário