OPINIÃO: Vindo da Tailândia que tem algumas práticas e rituais de maus-tratos aos animais, é bem louvável. Em outras épocas, o uso da espingarda para matar os macacos seria usada tranquilamente.
--------------------------
Oficiais de conservação da vida selvagem usaram bananas para atrair os primatas adultos para as gaiolas colocadas ao redor do Vale Hup Pa Tat na província de Uthai Thani em 1º de abril. Os macacos Assam foram então sedados com dardos tranquilizantes enquanto eram mantidos dentro das gaiolas de aço para que os oficiais pudessem facilmente levá-los para uma clínica improvisada nas proximidades para a operação.
Os macacos espertos tentaram evitar os oficiais no início, dificultando a captura dos animais, mas eles foram atraídos pelo uso de iscas alimentares. O chefe da Área de Não Caça de Tham Prathun, Jarat Khamphaeng, disse que a esterilização em massa deve reduzir a população de macacos, já que recentemente eles têm causado problemas ao invadir várias fazendas para roubar safras.
Ele disse: 'A superpopulação forçou os macacos a encontrar fontes de alimento fora da floresta e agora eles começaram a perturbar os humanos. Nós esterilizamos o máximo que pudemos por agora e esperamos notar as mudanças nos próximos meses. '
Os macacos inconscientes foram carregados um por um para um mini-hospital onde os veterinários esterilizaram e castraram os animais selvagens. Os veterinários fizeram pequenos cortes nos dutos que transportam os espermatozóides nos macacos machos, enquanto as fêmeas foram submetidas a uma operação abdominal para remover seus ovários ou útero.
Após a operação, seus tamanhos foram classificados antes de serem tatuados com um número de série no braço para documentação. Os animais também receberam antibióticos para evitar que os pontos infeccionassem e também para limpar o parasita. A operação durou até duas horas por macaco, realizada por uma equipe de veterinários voluntários. Eles foram soltos de volta à floresta no dia seguinte (2 de abril), depois de descansar e comer.
O chefe Jarat acrescentou que eles alertaram os turistas e moradores locais para parar de alimentar os animais selvagens para evitar a interação com eles. Ele disse: 'O mais importante é que os humanos parem de alimentar os animais selvagens e os deixe ficar onde pertencem.'
O Ministro dos Recursos Naturais e Meio Ambiente definiu um orçamento especificamente para esterilizar os macacos este ano, depois que ataques foram relatados em todo o país. Dados do Escritório de Conservação da Vida Selvagem relataram que mais de cem mil macacos entraram nas áreas residenciais em cerca de 50 províncias fazendo barulho, comendo plantações, destruindo lixeiras e mordendo pessoas.
Um estudo de uma agência governamental mostrou que os turistas que alimentam macacos foram um dos principais fatores resultantes da superpopulação, já que a maioria dos alimentos que consumiam tinha uma grande quantidade de carboidratos, causando uma mudança em seus hábitos alimentares e um maior impulso sexual.
As autoridades estão considerando a criação de um projeto de 'colônia de macacos' ou a transferência dos animais para uma ilha nos últimos dois anos como alternativa à esterilização em massa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário