----------
Entidades e protetores independentes de animais de Cascavel, no oeste do Paraná, receberam o primeiro repasse de ração para cães e gatos, por meio do programa Banco de Ração, ontem (26), segundo a prefeitura.
Conforme o município, o programa foi criado por meio de lei municipal, e beneficia representantes cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente. Nesta primeira entrega, será distribuída uma tonelada de ração.
De acordo com a médica veterinária da secretaria, Ana Maria, há uma grande demanda e regras para receber a ração.
"Temos cinco ONGs com a documentação regulamentada. Essas ONGs vão nos passando quais os protetores mais carentes. As pessoas ligam aqui e fazemos um cadastro. Para isso, tem que ter o Cadastro Único e estar em vulnerabilidade social. Aí fazemos uma visita para ver qual é a situação desses animais. Há uma obrigatoriedade desses animais estarem castrados ou serem castrados."
A Secretaria de Meio Ambiente é responsável pela gestão, armazenamento, recepção, destinação e controle da ração entregue aos protetores.
"Para nós, protetoras e ONGs, é uma felicidade a gente receber esse apoio, tanto do poder público quanto de alguns empresários. Porque todos os dias a gente resgata algum animal e é uma despesa muito grande. A gente já tem um pouco de ajuda com o Samucão, com as castrações, então a oferta dessa ração para nós só vem agregar valor ao trabalho que a gente faz há muito tempo", disse a protetora de animais Tania Moraes.
Lei municipal
A lei que estabeleceu o Banco de Ração permite as seguintes ações:
- Doações de estabelecimentos comerciais e industriais ligados a produção e comercialização, atacado ou no varejo, de produtos e gêneros alimentícios destinados aos animais;
- Doações das apreensões por órgãos da Administração Municipal, Estadual ou Federal resguardada a aplicação das normas legais;
- Doações de órgãos públicos ou de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
Os interessados em doar ração para o programa podem entrar em contato com o setor de Bem-Estar Animal pelo telefone (45) 3902-1490.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário