OPINIÃO: mais um triste exemplo da vulnerabilidade das espécies silvestres diante da expansão urbana descontrolada. Nos últimos seis anos, o Rio de Janeiro perdeu área equivalente a 100 campos de futebol de Mata Atlântica. É o maior destruidor do país do bioma. Algo precisa ser feito imediatamente antes que os danos sejam irreversíveis!
-----------
O Grupamento Tático Ambiental (GTAM) resgatou um gambá que ficou ferido em uma concertina nas proximidades da Clínica da Família Cosmorama, em Mesquita, na Baixada fluminense. Uma equipe que atua nas obras da parte externa da Clínica se sensibilizou com o animal que estava com o rabo preso na cerca de proteção e, rapidamente, acionou o Grupamento.
O subsecretário municipal de Ordem Pública, Wanderley Fordiani, explicou que assim que chegou a solicitação, os agentes foram ao local para o resgate: “Nesses casos em que o animal está ou aparenta estar ferido, é feito o encaminhamento para o CETAS, o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, que fica em Seropédica. Lá, são dados os devidos cuidados”.
Só no mês de julho, dezenas de animais de diversas espécies já foram resgatados. Entre eles, um filhote de cobra, um urubu, cavalos e saguis.
A Guarda Municipal solicita que em caso de demandas direcionadas ao Grupamento Tático Ambiental (GTAM), acione o telefone (21) 3589-8174. O atendimento funciona 24 horas por dia. Além disso, solicitações podem ser realizadas pelo aplicativo Colab.
Fonte: O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário