OPINIÃO: com as mudanças climáticas causadas pela ação humana, infelizmente, desastres serão cada vez mais frequentes e intensos, mas é justamente neste momento que precisamos nos unir para a proteção dos mais vulneráveis: os animais. Uma pequena contribuição de cada um pode realizar uma grande transformação. È importante lembrar que o acolhimento e cuidado de animais em situação de rua é um dever do Poder Público, mas que é realizado voluntariamente por ativistas compassivos.
----------------------------------------------------------
Um abrigo de animais em São Lourenço da Serra, na região metropolitana de São Paulo (SP), foi destruído pelas chuvas no último fim de semana. O Amora Movimento Animal (AMA) era a casa de voluntários do abrigo, que cuidavam de 68 cachorrinhos ali. Agora, eles lutam para reconstruir a casa e o projeto.
Há três anos atrás, Camila Lourenza e seu marido, Evandro, decidiram fundar o AMA, um abrigo para cães abandonados. Depois de todo esse tempo de trabalho, o casal se mudou, em 2021, para São Lourenço da Serra, cidade rural na região metropolitana de São Paulo.
No último fim de semana, fortes chuvas e ventanias foram registradas no local. Uma parte da casa de Camila e Evandro acabou sendo derrubada e outra parte ficou destelhada por conta dos fortes ventos registrados na região. Um pedaço dos canis onde os animais ficavam também foi destruído: a estrutura foi completamente arrasada pelas tempestades da semana passada.
“Como eu e meu marido somos responsáveis por toda a parte de limpeza e levar os animais ao veterinário, nós moramos lá. Então com a queda da nossa casa, a gente também não tem como cuidar dos animais. Estamos sem local para dormir, comer e tomar banho. Muitos animais também estão sem baia e acabam tomando chuva. Foi uma destruição completa“, contou Camila ao Hypeness.
Somente dois animais ficaram feridos com a tragédia e já receberam os cuidados necessários. Agora, é preciso correr contra o tempo para evitar que novas chuvas danifiquem ainda mais a propriedade e afetem a saúde e o bem estar dos animais.
“Estou triste, preocupada e sentindo uma grande impotência. A previsão de chuva para os próximos dias é grande e não temos onde colocar os nossos animais. Eu não tenho onde dormir, onde comer, estou dormindo dentro de uma Saveiro. Estou me sentindo perdida, sem saber o que fazer“, desabafou.
Como o local é de difícil acesso, Camila e Evandro têm dificuldade para solucionar o para o problema. A Defesa Civil e mesmo pedreiros não podem chegar ao local por conta da condição das estradas de terra que dão acesso ao Amora Movimento Animal. O casal tem recebido doações para proteger e abrigar os animais, mas a situação ainda é muito crítica. O Facebook tem sido usado por muitas pessoas para entrar em contato com o AMA, As contribuições em dinheiro podem ser feitas através do PIX: 41.995.829/0001-59 (CNPJ).
Fonte: Hypeness
Nenhum comentário:
Postar um comentário